2º ano Ens. Médio_tarefas on line


Olá, meus queridos (as) alunos e alunas do Segundo do Ano do Ensino Médio do Colégio Costa e Silva.

Bem Vindos a  nossa primeira tarefa on line deste ano de 2010.

Preparem-se, pois teremos muitas!

Começamos o ano falando de Literatura, o período??

ROMANTISMO!!

Para esta nossa primeira tarefa vou pedir para  você escrever um pouco sobre o que vimos até agora nas nossas aulas, desde o primeiro dia. Não precisa relatar os conteúdos, mas deixe a sua impressão sobre as aulas. (primeiro item)

Na sequência, veja o vídeo abaixo que fala sobre o Romantismo no Brasil  e faça uma síntese, pequena, sobre o conteúdo abordado, escreva sobre o que mais te chamou atenção, se está gostando deste período literário. Claro que sei que estamos no início deste estudo, mas algumas conclusões você já pode elaborar.

Lembre-se não copie todo o conteúdo do vídeo, assista quantas vezes achar necessário, mas depois sozinho(a) elabore sua síntese. Não se esqueça de deixar  a sua opinião sobre este primeiro período literário que estamos vendo.

Esta atividade  será avaliada observando estes itens citados acima. Não copie do seu colega,  sei que você é capaz de  realizar esta tarefa sozinho(a).

Coloque seu e-mail para que  eu possa entrar em contato dando o parecer de sua tarefa bem como a sua nota.

O prazo final para postagens de comentários  é no dia  22 de março, segunda-feira próxima.

Bom trabalho!

Fique bem!

Super beijo, da profe.

  1. existe alguma historia boa romantica do ensino medio

  2. Luan taguti almeida Nº23 2B

    O romantismo é a expressão do sentimento exagerado de varias coisas como saudades ou amor.
    Existe varias chaves do romantismo como a prosa romântica que deu origem “é a grande mãe das novelas e esses tipos de coisa” e as poesias românticas e também o teatro.

  3. IRMA MARIA STEINBACH

    Oiiiiiiiiiii profe,as nossas aulas da 5° série e do 2° ano foram e serão muito 10 amei tudo, nas aulas aprendi muita coisa e vou continuar aprendendo…O vídeo é muito 10, retrata bem o romantismo.A canção do exílio de Gonsalves Dias me chamou bem a atenção a poesia foi escrita de uma forma diferenciada e de uma forma que nós intendemos.O romantismo é uma época que vários autores brasileiros se destacaram, o romantismo também aconteceu em Portugal, mas vamos valorisar nossos autores como: Castro Alves, Bernardo Guimarães; José Alencar; entre outros. O ROMANTISMO foi e continuara sendo a melhor literatura do país.
    bjos profe!!!!!!!!!!!!

  4. OIEE profe…

    o romantismo pode acontecer entre duas pessoas, pode ser com homens e mulheres. Homens e homens. Mulheres e mulhere e assim vai.
    muitos escritore gostam de escrever sobre romantismo, varios deles como poesia.

  5. Oiiii Profe….
    Sobre o Romantismo eu pude entender que ele, pode acontecer entre, uma mulher e uma homem, uma mãe e um filho, entre amigos;Mais que sempre acaba em final feliz.
    Podemos dizer que o Romantismo foi e continua sento, muito importante ate hoje, que é muito bem representado nas novelas, filmes, musica, livros, teatro…
    Bjus…

  6. josé divonsir da silva junior

    O Romantismo inaugurou a era nacional da literatura brasileira e foi iniciado por Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães.
    Em 1822, os brasileiros se tornaram independentes , politicamente em relação a portugal.
    A literatura é uma historia do homem contada com estilo.
    Podemos ver que existem varios tipos de romantismo:
    *a POESIA ROMENTICA.
    *a PROSA ROMANTICA: a prosa romantica é o ancestral da nossa novela , que é chamamos de romances de folhetins.
    O Romantismo é a estética da emoção . A caracteristica importanticima do romantismo é a supervalorização do sentimento ou seja um sentimento exagerado.
    Podemos contar também com o SENTIMENTO HUMANISTA**.
    Temos como exemplo GONÇALVES DIAS: a poesia nacionalista e indianalista.
    Európa eles buscaram um cavaleiro medieval , já que no brasil nós não tivemos idade média.
    No brasil um dos maiores representante é o índio , ele representa a indepêndencia e a liberdade , o índio é exaltado tanto na poesia quanto na prosa.
    *Enfim as suas aulas estam sendo muito legais , quero que contunui sendo assim proveitosa….**
    bjoss….:*

  7. oi prof…
    sobre o romantismo, eu entendi que em si ele pode acontecer entre duas pessoas,ex:
    entre um homen e uma mulher,uma mãe e uma filha,entre dois amigos.
    O romantismo é a estatética da emoção,um dos escritor de poesia romantica mais conhecido é o Gonsalves dias,Gonsalves magalhães tem também o poeta Castro Alves é um poeta baiano conhecido como o poeta da liberdade emfim isso foi o que eu entendi sobre o romantismo.
    bjssss**

  8. alexandre venson de melo

    O Romantismo inaugura a literatua Brasileira, e a literatu éa historia do homem. Temos a poesi romantica que pode se dividida em 3 partes: poesia romantica, prosa romantica e teatro romantica.

  9. Marcos Vinícius

    O romantismo inaugura a literatura brasileira, e a literatura é a história do homem contada com estilo.Temos a poesia romântica que pode ser dividida em 3 partes: poesia romântica,prosa romântica e teatro romântico. Gonçalves Dias fez a obra mais parodiada chamada ”Canção do Exílio”, que só de ouvir uma pequena parte todos se lembram da obra: ” Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá…”. Mais tarde nesse mesmo segmento temos Castro Alves conhecido como o poeta da liberdade e também abolicionista, faz parte da segunda geração a qual da um destaque maior para a mulher. A prosa romântica é tida como a origem das novelas brasileiras e é subdividida em 4 partes: Romance histórico,romance indianista,romance regionalista e romance urbano.

  10. Scarlett Ohara

    Oláa td bom?
    O romantismo foi ou é ainda uma estética da emoção, como exemplo de poetas da era do romantismo temos aqui Gonçalves Dias, que sua poesia era nacionalista e hindialista e foi ele quem criou a canção do exílio.. Aqui está um trecho da canção do exílio de Gonçalves Dias:

    “Minha terra tem palmeiras
    Onde canta o sabiá
    As aves que aqui gorjeiam
    Não gorjeiam como lá ”

    Outro grande poeta da era do romantismo era Castro Alves que foi um dos maiores poetas baianos.
    Os poetas da segunda geração eram ultra-românticos, ou seja, poetas que usavam mais as mulheres como inspiração de suas poesias.
    A prosa é a ancestral da novela televisiva na novela existem os capítulos e na prosa existe o episodismo. Existem quatro tipos de romance: O indianista, histórico, nacionalista e regionalista.

  11. Sarajane Skvira

    O romantismo inaugurou a era nacional da literatura brasileira e foi iniciado por Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. As novelas de televisão surgiram dos romances de folhetins. O romantismo supervaloriza o sentimento, sendo que um sentimento muito falado é a saudade. O índio brasileiro é exaltado tanto na poesia quanto na prosa romântica, no romantismo nacionalista. Os autores da Segunda Geração são ultra-românicos e idealizam muito a mulher, tentando torná-la perfeita. Castro Alves é o poeta da liberdade, “libertador” dos escravos. Ele também considera a mulher mais concreta, mais real.
    As grandes linhas da prosa romântica são: Romance Histórico, Romance Indianista, Romance Regionalista e Romance Urbano. José de Alencar consegue falar sobre as 4 linhas da prosa romântica.

  12. Oii profe *-*
    Sobre o Romantismo acho que foi um período muito importante, e até hoje é. É bem representado em filmes, livros e etc. Pode também ser representado através de demonstrações de carinho, palavras, gestos e muito mais. Em filmes e livros o Romantismo é sempre expressado de uma forma diferente, o que nos faz prestar muita atenção, é algo no qual nós prendemos nossa atenção, o que não é diferente nas aulas, pois é um conteúdo interessante de se estudar, porque não é algo repetitivo e que pode ser ensinado de várias formas através de músicas, leitura e muita conversa. E sobre as aulas, estão sendo muito interessantes e legais, a cada aula aprendemos mais e tenho certeza que todos assim como eu estão gostando. Bom acho que é isso ++
    Beijos ;*

  13. kamilla ribeiro

    A poesia romântica é a mais importânte, tem o teatro ramântico, e a prosa romântica foi a que deu origem o novela. Na prosa romântica tem, o romance histórico, o romance regionalista, o romance indianalista e o romance urbano.
    A principal característica do romantismo é o sentimento. Tem poemas que falam da saudade, alguns são tristes, e outros mais alegres. O ramântismo foi uma forma dos poétas expressarem seus sentimentos.
    A primeira geração do romântismo trouxe um amor, um sentimento mais profundo, ja a segunda amor mais exagerado.

  14. Daniela Delfino

    Oi profe querida. Suas aulas são muito boas e interessantes.
    Eu intendi que:
    -o romantismo inaugura a Era Nacional da literatura brasileira.
    -ele pode ser retratado em forma de poesia, teatro e prosa româmtica.
    -uma característica importante do romantismo é a supervalorização do sentimento.
    -existem quatro tipos de romance. O indianalista, históroco, nacionalista e regionalista.

    bjos profe

  15. OI PROFE…

    O romântismo inalgura a era nacional da literatura Brasilera. Tem a poesia romântica a prosa romântica e o teatro romântico. O romântismo e a emoção. Uma da prinsipais caracteristicas do romântismo e a supervalorização sentimenta. Tem tambem as grandes tendencias da prosa romântica: Romance Historico, Romance Indianista, Romance Regionalista eo Romance Urbano. A prosa romantica tem algumas caracteristicas como: Episodismo, Sentimentalismo esagerado e Idealização da mulher. No romântismo a varios poetas, escritores importantes que definiram o romântismo.

  16. Oii Prof Gata🙂 — Mal tive aula com vc mias ja achei vc muito legal…

    ta sobre a tarefa online minha definição é q o Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

    Beijooss e até segunda :**

  17. Primeiramente oi professora. Então sobre suas aulas eu acho que elas estão sendo boas e legais. E agora sobre o romantismo no Brasil. Ele teve como marco fundador a publicação do livro “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães em 1836, e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis. A poesia romântica pode também ser dividida em três partes: Indianista ou Nacionalista (Primeira Geração), ela foi influenciada pela Independência do Brasil, exaltava a natureza e a pátria, era sentimentalista e tinha o Índio como um grande herói nacional. Ultra-romantismo ou Mal do Século (Segunda Geração), ela dava uma ênfase nos traços românticos. O sentimentalismo era mais exagerado, também foram influenciados pelo Lord Byron. Eles fugiam da realidade através da morte, sonho, etc. Eles viam o inferno como prolongamento das dores e das orgias da Terra e, preferiam a noite e o mistério. A mulher era idealizada e distante, o amor não se concretizava e em alguns momentos o poeta assumia o medo de amar. E por fim, Condoreira (Terceira Geração), era influenciada pelos acontecimentos sociais, era exagerada e, tinha a mulher presente, real, carnal. Era voltada para o futuro, mais ainda falava de amor.
    Prosa romântica: O romance brasileiro caracteriza-se por ser uma “adaptação” do romance europeu. E o romance brasileiro pode ser dividido em duas partes: Antes de José de Alencar e Pós José de Alencar. Antes desse autor as narrativas eram basicamente urbanas e apresentavam uma visão muito superficial dos hábitos e do comportamento da sociedade. E com José de Alencar surgiram novos estilos de prosa romântica como: romances regionalistas, históricos e indianistas. E o romance passou a ser mais critico e realista.
    Teatro romântico: sentimentalismo exagerado, idealização da mulher, do amor, herói, etc. Sempre tendo o encontro, desencontro, reencontro e no fim o final feliz.

  18. Oi Profª
    Eu entendi que o romantismo conta a história do homem com emoções,sentimentos e que a principal emoção dessa época é a saudade.
    E também que o romantismo pode ser expressado pelo amor de uma pessoa pela outra,em forma de :teatro,letras de musicas e principalmente na poesia.
    Bjusss!!!

  19. Oi profi !
    Eu entendi que o romantismo pode expressar os sentimentos e emoções de uma pessoa pela outra seja ela : namorado (a) , amigo (a ) ,os pais , etc.
    Podemos encontrar exemplos de romantismo em letras de músicas , versos de amor , cartas , peças teatrais que falem de amor ,etc.
    Foi isso que entendi .
    Bjuss !

  20. Oi profi !
    Eu entendi que o romantismo pode expressar os sentimentos e emoções de uma pessoa pela outra seja ela : namorado (a) , amigo (a ) ,os pais , etc.
    Podemos encontrar exemplos de romantismo em letras de músicas , versos de amor , cartas , peças teatrais que nfalem de amor ,etc.
    Foi isso que entendi .
    Bjuss !

  21. adrielly pertile

    oi profe como vai?
    Eu acho este tipo de literatura muito interessante os livros, do romantismo sao os tipos de historias que prendem a atençao do leitor.Isso porque o romantismo tem todo aquele sentimento exagerado de levar o amor as ultimas consequencias o romantismo quando se trata do amor de um homem por uma mulher, a mulher é sempre a mais perfeita de todas virando até um amor platonico, porem o romantismo nao se trata apenas do amor de um homem por uma mulher, mas sim tambem do amor que sente pela terra onde vive, etc…O romantismo pode ser retrado na forma de poesia, teatro e prosa romantica onde nas tres a intensidade de sentimento é a mesma so mudando o modo como sao contadas.
    bjusss profe

  22. Eu entendi que foi o romantismo que inaugurou a era nacional da literatura brasileira. A história que iniciou o romantismo foi “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães.
    Pelo que eu pude ver no vídeo a saudade representa muito o romantismo porque quase tudo o que o Zé Carlos Bastos falava era sobre saudade.
    As características importantes do romantismo era a poesia romântica, a prosa romântica, e o teatro romântico, mas a mais importantíssima é a supervalorização do sentimento,que significa um sentimentalismo exagerado. Teve mais de uma geração no romantismo, uma geração vai falar da mulher que tem uma visão distanciada, aquela amor platônico,aquele amor distanciado, já a outra geração vai ver uma mulher mais concretizada ,onde há mais sensualismo entre as mulheres.As grandes tendências da prosa romântica vão ser, o romance histórico, romance indianista, o regionalista, e o urbano.

  23. Heloisa Fernanda Santos

    Oiee Professora tudo bem ?

    Pra mim o romantismo é a explosão de sentimento de uma pessoa pela outra , como por namorado , mãe, amigos etc , mais logico cada um de uma forma diferente.
    O romantismo é dado a todos de varias formas, tais como: ARTES PLASTICAS, TEATRO, MUSICA E LITERATURA, cada uma com suas maneiras e objetivos de demonstrar o romantismo .

  24. douglas campanele

    ola professora nao sei se vai estar certo a minha sintese mais foi oque eu entendi; bom o que eu entendi do periodo do romantismo ;
    no romantismo teremos;
    poesia romantica
    prosa romantica(romances de novela),uma das caracteristicas da prosa romantica; e sentimento exagerado e expressado,ideia de pertence e objetividade.
    a saudade tambem e um sentimento que pertence as poesias romanticas
    as tendencias da prosa romantica;sao o romance historico,romance indialista,e romance urbano
    as caracteristicas da prosa romantica;
    episodismo
    sentimentalismo exa gerado
    encontro, desencontro e reencontro.
    -bom pelo o que eu vi no video o conteudo sera bem interessante de trabalhar
    sera tambem uma forma de nos descobrirmos
    conhecer nossos sentimentos e nos expressarmos como fas os poetas usar como forma de inspiraçao nosso interior . no romantismo e trabalhado a arte,a musica e a literatura

  25. Olá prof. tdbem?
    Eu estou adorando saber mais sobre o romantismo…
    O romantismo para mim e um modo das pessoas expressarem seus sentimentos…..podendo se expressar em cartas, livros, musicas, etc.
    eu adorei o verso de Maiakoviski pronunciado no video, “A anatomia diz que o coração está do lado esquerdo do peito.
    Em mim, ela enlouqueceu, pois eu sou todo coração.”
    Bjus….

  26. Olá amiga e alunos! Estou muito feliz com esta nova parte do seu blog. Queria ser sua aluna também! Vejo que os alunos estão entendendo e sabendo aproveitar essa oportunidade. Além disso, podemos acompanhá-los, observar como está o nível de conhecimento desses alunos, o que deverá deixá-los motivados. Um super beijo pra você.
    Deboh

  27. Emanoel Dallastra . J ã ã o!

    Oie Profe ;D

    O romantismo pode ser entre duas pessoas, eu entendo em ser uma forma de expressar algum sentimento de amor, afeto…
    Eu entendo que o romantismo pode ser feito principalmente em poemas, musicas e cartas.

    Bjo :*

  28. carine venc

    muito legal pois este periodo marcou muito com o especifico romantismo. O livro de Magalhães,que foi quem começou isso no brasil não usava qualidade nos versos ele, unia a poesia e a experiência, assim, o exemplo maior era o propio romantismo.Neste periodo existiram as geraçoes:pesia romantica e a humanista.Desse periodo nasceu a musica,literatura entre outras.

  29. olá professora! voltei para dizer o que estou achando das aulas e do periodo literario do romantismo…
    estou gostando muito das aulas pois você nos ensina com clareza demonstrando que você realmente gosta do que faz . E sobre o periodo,estou achando muito interessante estudar sobre o romantismo,as historias os textos são legais , e nós podemos aprender que romantismo literario não é apenas ler , pode ser retratado de varias formas, tais como: teatro,música etc. Enfim suas aulas estão sendo muito proveitosas.
    beijos até segunda feira ;*

  30. Cristiane da Silva Bochnia

    Oi prof
    O Romantismo surgiu XVIII e a poesia é dividida em partes:
    *Prosa Romantica
    *Teatro Romantico
    Castro Alves poeta condureiro que valorizou a parte sensual da mulher, há outros grandes escritores do Romantismo no Brasil como : Bernado Guimarães, José de Alencar, Gonsalves Dias, José Martiniano de Alencar com SENHORA.
    -Eu entendi que o romantismo, foi um importante periodo para a literatura brasileira com os nossos escritores que relatei acima e que o romantismo convive até hoje com nós,e com ele podemos viver emoções diversas quando pegamos um livro na mão para ler tanto como da literatura brasileira como a estrangeira.

  31. Susana Tarachuk

    Eu entendi que o romantismo é todo aquele período cultural, artístico e literário e fala também sobre poesia teatro e prosa.Como propriamente dito no vídeo “A literatura é a historia do homem contada com estilo”pois através da literatura o homem pode expressas seus diversas emoções, e o tempo em que esta vivendo, através disso varias edições literárias,são produzidas,e tais se encaixam em vários períodos da literatura, uma delas o romantismo retratado neste vídeo acima

  32. profemarcia1970

    Olá, meus queridos alunos!
    Estou feliz com os comentários de vcs, enviei uma resposta via e-mail, mas vou reclamar, nao estão deixando nenhum OI PROFE, nada…sniff….
    beijos p vcs

  33. O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido no século XVIII na Europa. Retratando uma forma de movimento e o espírito romântico o romantismo passa a designar uma visão ampla de mundo centrada no individuo.
    Os autores românticos escrevem cada vez mais de si próprios olhando para seus interiores contando tragédias românticas, dramas humanos entre outros conceitos do romantismo.
    O romantismo é dado a todos de varias formas, tais como: ARTES PLASTICAS, TEATRO, MUSICA E LITERATURA, cada uma com suas maneiras e objetivos de demonstrar o romantismo.
    No romantismo brasileiro há três gerações básicas: nacionalista, mal do século e condoeira. Posso citar alguns escritores que fazem parte de uma dessas gerações,
    Gonçalves dias e Gonçalves de Magalhães retratavam a exaltação da natureza e a criação do herói na figura do índio. Esses dois escritores faziam parte da geração nacionalista à primeira geração básica do romantismo.

  34. Welinton Taffarel

    O romantismo foi ou é ainda uma estética da emoção como ex de poetas da era do romantismo temos aqui Gonçalves Dias que sua poesia era nacionalista e hindialista e foi ele um dos criadores da canção do exílio .
    Aqui está um trecho da canção do exílio de Gonçalves.D Minha terra tem palmeiras
    Onde canta o sábia
    As aves que aqui gorjeião
    Não gorjeião como lá…
    Outro grande poeta da era do romantismo foi Castro Alves.
    Os poetas da segunda geração eram ultra – românticos, ou seja, usavam mais as mulheres como inspiração de suas poesias.
    Existem quatro tipos de romance: O indialista, histórico, nacionalista e regionalista.

  35. Claudiane Autoguias

    Minha impresão desse conteúdo é que é muito interessante pois foi o romantismo inaugurou o inicio da era nacional da literatura brasileira.
    No video eu vi que a obra que iniciou o romantismo no Brasil foi a obra de Gonçalves de magalhães suspiros poéticos e saudades.
    Existem a poesia romantica que foi dividida em três gerações , a primeira geração de poesia romantica é aquleregionalistaa saudadade humanista.segunda geração é aonde o passado sempre vai ser uma coisa bonita e alegre. A terceira geração na visão de Castro Alves valorizou a mulher a parte sensual da mulher.E vimos tambem a prosa romantica a romance nacionalista,romance urbanista ,romance historico, romance indianalista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: