Tenho fases..


 

 

 

1382002_689969957682039_1437831191_n

Arquivo pessoal da autora

Diâmetro: Cerca de 3.460 km. (27% do diâmetro da Terra).

Distância da Terra: 382.000 km, em média.

Distância do Sol: 149 milhões de km.

Superfície: 36 milhões de km².

Temperatura: Máxima de 100º C e mínima de – 175º C

a) Vocês devem acessar o link <http://www.vocesabia.net/ciencia/ate-onde-a-lua-influencia-a-nossa-vida/>  e ler os tópicos :

*  A  astrologia

*  Lua mulher.

Vamos ler??

LUA  ADVERSA 


Cecília Meireles


Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua…
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua…)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua…
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu…

                                         

Disponível em  <http://www.citador.pt/poemas/lua-adversa-cecilia-meireles>

Vamos conversar sobre este poema?

Que relação existe entre  o eu-lírico, a mulher, a lua e suas fases??

1000951_670814349597600_1787401918_n

Vamos cantar um pouco?

Letra:

Mulher de Fases

Letra Rodolfo Abrantes

Interpretação Raimundos

Que mulher ruim
Jogou minhas coisas fora
Disse que em sua cama
Eu não deito mais não
A casa é minha
Você que vá embora
Já pra saia da sua mãe
E deixa meu colchão

Ela é pró na arte
De pentelhar e aziar
É campeã do mundo
A raiva era tanta
Que eu nem reparei
Que a Lua diminuía

A doida tá me beijando há horas
Disse que se for sem eu
Não quer viver mais não
Me diz, Deus, o que é que eu faço agora?

Se me olhando desse jeito
Ela me tem na mão, meu filho aguenta
Quem mandou você gostar
Dessa mulher de fases?

Complicada e perfeitinha
Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte
Quando a noite ela surgia
Meu bem você cresceu
Meu namoro é na folhinha
Mulher de fases

Põe fermento, põe as bombas
Qualquer coisa que aumente
A deixe bem maior que o Sol
Pouca gente sabe que na noite
O frio é quente e arde e eu acendi

Até sem luz dá pra te enxergar
O lençol fazendo congo-blue
É pena, eu sei amanhã já vai miar
Se aguente, que lá vem chumbo quente

Complicada e perfeitinha
Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte
Quando a noite ela surgia
Meu bem você cresceu
Meu namoro é na folhinha
Mulher de fases

Complicada e perfeitinha
Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte
Quando a noite ela surgia
Meu bem você cresceu
Meu namoro é na folhinha

Mulher de fases!

( Disponível em <http://letras.mus.br/raimundos/48248/>)

Vamos conversar um pouco?

1)    A mulher descrita na primeira estrofe sofre alterações de humor?

Como sabe?Quais elementos justificam a sua resposta?

 

2)    ‘’ A raiva era tanta
Que eu nem reparei
Que a Lua diminuía’’

O que o autor quer dizer com esses versos?

 

3)    “Já pra saia da sua mãe”  – primeira estrofe

A palavra ‘’mãe’’ aparece mais uma vez na letra da música.

Que papel ocupa essa figura materna na relação amorosa apresentada?

 

4)Por que o namoro dele é na folhinha?

 

5) Interprete os versos:

“Põe fermento, põe as bombas
Qualquer coisa que aumente
A deixe bem maior que o Sol’’
 

6)Oralmente, estabelecer relações entre o poema Lua Adversa, a música Mulher de Fases e as fases da lua.

 

7)Em casa e individualmente:

Fazer um texto  com a finalidade de apontar as relações de intertextualidade presentes no poema Lua Adversa, a música Mulher de Fases e as fases da Lua.

Responda também:

Antes do nosso estudo você já havia percebido essa intertextualidade? Ficou surpreso?Gostou?

Que conclusão pode tirar a partir desses estudos?

Se texto deverá ser postado no blog, em forma de comentário, com o título, ”tenho fases” , poderá ser lido pelos colegas da turma, da escola e também qualquer outra que visitar este espaço do blog.

Beijinhos a todos.

Profª. Márcia Fontanella

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Gabriela Miranda 9°B

    A semelhança entre o poema da Cecília Meireles e a música do Raimundos é muito clara, os dois dizem que a mulher tem fases como a lua, mas muitos não notam essa intertextualidade pois na música o compositor expressa com palavras diferentes, já no poema a Cecília usa palavras detalhadas, e como a música as pessoas escutam só pelo ritmo divertido e contagiante, não reparam o que a letra realmente quer dizer.
    Outra semelhança é que o poema e a música dizem como a mulher se sente conforme as fases da lua, ou seja, a folinha, como foi representado na música, é o calendário secreto, como foi representado no poema.

  2. Thiago Mafra

    O poema lua adversa (Cecília Meireles) diz que ela tem fazes como a lua,comparando as fazes com as suas atitudes e humor ex:fases de ir para rua lua cheia.
    A musica dos Raimundos fala a mesma coisa mas em forma de musica dizendo que ele tem que acompanhar o calendário para saber o humor da sua namorada .
    Eu não tinha percebido a intertextualidade mas depois que vi achei bom.Mas eu acho que talvez a lua influencie nas pessoas.

  3. Eduarda 9°B

    É interessante, pois fala sobre uma coisa que todos deveriam saber. O poema da Cecília Meireles ja é mais objetivo, mostra que mais facilmente que esta falando da mulher que tem fases como a Lua, quando esta na fase minguante ela não quer que ninguém a incomode. Só por essas duas fases da pra perceber que a mulher muda muito de humor conforme a Lua muda de fase.

  4. O mito mais antigo relacionado às fases da Lua é que na Lua Cheia é mais fácil engravidar. Nessa teoria, não é necessário igualar seu ciclo menstrual ao ciclo da Lua. Como a Lua muda de fase a cada 7 dias, basta tentar a gravidez a cada Lua Cheia que ocorre durante todo o ano.

  5. Eu havia percebido vagamente a relação entre as fases da Lua e a música Mulher de Fases, apenas no título, mas foi interessante aprender mais sobre o real significado da letra, pois assim pode-se ver a música de um outro ponto de vista.
    Quanto às semelhanças, a mais evidente é a repentina mudança de humor das mulheres por causa da Lua em ambos os textos, mas fora esta há várias outras semelhanças todas ligadas as fases lunares.

  6. Não tinha percebido que na musica mulher de fases do Raimundos falava sobre a lua, acho que poucas pessoas já haviam percebido isso na musica. No poema da Cecilia Meireles ela tem suas fazes como a lua, ela fala que muda muito como a lua e que suas fases dela são parecidas com as dela, às vezes a lua esta grande e toda luminosa, e em outras esta pequena sem luz, em outras se esconde querendo ficar sozinha. Na música também fala sobre as fases da lua comparando-as com o relacionamento, que em uma fase a mulher quer expulsá-lo de casa e o manda para a saia da mãe mas depois o quer de volta.

  7. Helena 9° B

    A mulher também tem fases, assim como a lua, por exemplo, quando a mulher está alegre, se sentindo bonita, confiante, é como se ficasse na fase cheia, quando está, quietinha, querendo ficar em seu canto, se sente feia, muito gorda (ou muito magra) é como na fase nova em que a lua se “esconde” de nossos olhos, e as fases, minguante e crescente, são as transições de uma para a outra onde a mulher, passa por uma mudança de humor.
    A mulher muda de fase constantemente, também pela TPM, ou seja, tensão pré-menstrual, como, se ela estiver na TPM, ficará mais irritada, sensível, e chorosa, porém, assim que esta fase acabar, ela voltará a sua fase “cheia” e estará alegre, aberta, e linda, até por que mais uma das coisas que a lua cheia e as mulheres tem em comum é a BELEZA!!

  8. A mulher muda bastante o seu humor conforme a fase que ela esta vivendo, por exemplo, se ela estiver na fase da TPM, vai ficar mais, irritada e também sentimentalista, quando ela esta fora dessa fase é normal que ela seja mais aberta e alegre, mas isso também depende muito de mulher para mulher. Enfim, isso nos dá quase a certeza que a Lua influencia de verdade em nós, humanos, 70% água. E eu nunca havia notado que a Lua tinha algo haver com a musica dos Raimundos. E algumas pessoas acreditam que a lua influencia nas fases da mulher, e outras nao! A cada fase da lua, o humor da mulher muda.

  9. Tenho Fases

    Pietra 9 B

    É possível perceber a intertextualidade dos textos em que os gêneros são diferentes. Os três textos falam da mulher e seu jeito de agir e as características das fases da lua em que ambos tem conexão.
    Na astrologia, a lua acompanha a mulher tanto no ciclo menstrual tanto na hora do parto. Essa conexão foi aplicada também no poema Lua Adversa, em que Cecília Meireles fala que tem fases, fases como a lua, fases de andar escondida, fases de vir para rua. O mesmo se aplica na música dos Raimundos em que diz que o namoro e na folinha, mulher de fases.

  10. elissa leal 9 b

    Tenho fases

    No texto na musica e no poema citam que as mulheres tem varias fazes que varia de acordo com a lua .
    a astrologia fala que a alua acompanha a mulher,essa reação foi aplicada no poema Lua adversa,ele fala que as fazes vão e vem no secreto calendario.Na musica Mulher de Fases conta que a mulher é complicada e perfeitinha mas é tudo o que ele queria !Quando a fase e crescente ele fala que ela voltar a mostrar sua beleza,Minguante quando ela quer ficar sozinha,e outras fazes que ira alterar o seu humor

  11. Os textos falam sobre como é a lua ,as cada um de um jeito, na musica do Raimundos mulher de fases e o poema falam das mesmas coisa so que de um jeito diferente, eu nunca havia percebido essa semelhança em esses textos, gostei bastante. Que as mulheres são de fases como a lua e que as mulheres passam por algumas coisa que só elas entendem

  12. É interessante pois relata coisas que todos deveriam saber e se fossemos mais atenciosos já teríamos visto o que a música realmente queria dizer.
    Nunca havia notado que a Lua tinha algo haver com a musica dos Raimundo, eu (como vários outros) ouvia só pelo refrão bonitinho e romântico.
    O poema da Cecília Meireles já é mais objetivo e mostra logo de cara que ela esta se referindo a Lua. Percebi que “secreto calendário” de Cecília é o mesmo que a ‘folhinha’ do namoro de algumas pessoas que conheço
    Isso me dá quase a certeza que a Lua influencia de verdade em nós, humanos, 70% água.

  13. Laura Liba

    A Lua
    No primeiro texto fala sobre a Lua, a gente descobriu que os lobos não uivam apenas na Lua cheia e sim em várias, também descobrimos que as mulheres podem sim engravidar segundo a Lua.
    Já no texto que lemos diz que as mulheres sim mudam de humor segundo o texto , diz também ” A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.”
    No poema da Cecília Meireles , ela afirma que assim como a Lua nós mulheres temos fases e diz ” Tenho fases, como a Lua, Fases de andar escondida, fases de vir para a rua… Perdição da minha vida! Tenho fases de ser tua, tenho outras de ser sozinha.”
    E também cantamos/lemos a música dos Raimundos “Mulher de Fases.” que diz que o namoro dele é na folhinha e diz em um trecho assim “A doida ta me beijando há horas, desse que se for sem eu não quer viver mais não.”
    Chegamos a conclusão que assim de certa forma a Lua influencia SIM em certas coisas, mas as vezes pode não influencia, as vezes não podemos entender a Lua.

  14. Maria Eduarda

    A intertextualidade entre o poema e a música é que ambas falam sobre as fases da lua e em como ela influência na vida e humor das mulheres. No poema da Cecilia Meireles ela da uma referência da sua própria vida, que em uma fase da lua ela quer ficar sozinha e já na outra não, e assim vai, a vida dela basicamente é toda acompanhada no calendário. A música dos Raimundos fala do relacionamento que também é na folhinha, ou seja, calendário, que tem fases onde a mulher quer beijá-lo e logo depois o manda embora.
    Eu nunca havia percebido a semelhança entre o poema e a música, mas achei interessante o modo como eles se expressaram. Desse modo podemos concluir que a lua tem sim influência na nossa vida.

  15. Gostei porque a musica e o poema falam sobre a mesma coisa as fases das mulheres
    O poema fala sobre as fases que vão e vem do secreto calendário e diz sobre o humor da mulher que elas não se encontram com ninguém durante esses dias .
    A musica conta que a mulher estava nervosa e começou a jogar as coisas dele fora e de repente ela muda o humor e fica carinhosa começou a beija-lo falando que sem ele não viveria

  16. Amanda Monteiro

    Não havia percebido a semelhança, mas agora vejo.
    A mulher diz que tem fases como a lua, fases que vêm e vão e seu interminável fuso.A música também diz que a mulher é uma mulher de fases, fases como a lua.As vezes ele se irritava tanto com ela que nem reparava que a lua diminuía e o humor dela também mudava.Apesar das brigas, ele não á deixaria, por gostar tanto dela, diz que seu namoro é na folhinha, pois através de lá ele sabe qual o humor de sua mulher.

  17. Karyne atahides Cavanos

    Nunca reparei como a lua tem haver com o nosso corpo, fiquei surpresa por que muitas vezes achava que a lua tinha alguma relação com a nossa vida de uma forma geral, e quando soube que realmente era verdade eu gostei das ideias apresentadas.
    A lua influência em varias coisas como a saúde, a vida amorosa, que se não existi-se deixaria o mundo sem graça, até mesmo os nossos cortes de cabelo ganham uma forte influência da lua também as histórias folclóricas, como o lobisomem que se transforma na lua cheia ou até mesmo o lobo que uiva para a lua.
    Durante esses estudos aprendi e achei interessante que a lua é a mulher se acompanham, lado a lado, um exemplo e o ciclo menstrual da mulher, leva 28 dias o ciclo da mulher e 28 dias para a lua dar a volta na terra.

  18. Raphael Nº23

    A Lua está presente em muitas coisas hoje em dia, a maioria está em questão sobre mito ou verdade, alguns dizem que é mito, outros que é verdade, talvez um dia esses mistérios sejam solucionados.
    A música é muito bonita e boa de se ouvir, o poema é sincero,bonito e representa a opinião íntima da autora.
    Os três juntos apresentam uma relação no universo, em que a Lua tem fases,assim como as mulheres.E se não pararmos e cuidarmos,podemos perder a maior preciosidade da nossa vida.

  19. Kamilla Ricardi numero: 35 Serie:9 A

    A mulher é como a lua . A mulher as vezes esta alegre como ninguém e de repente quer chorar , brigar, mas esta sempre brilhando como a lua que esta cheia , minguante , nova mas esta sempre brilhando o que queria falar era que o amor pelo brilho dela é tão grande q não importa a fase que estava q ele sempre vai amá-la… o poema também fala de uma mulher que tem fazes de querer estar com as pessoas de ficar escondida de ser feliz como a lua…eu gostei muito dessa comparação porque faz um grande sentido apesar de nunca ter percebido essa intertextualidade .

  20. Luisa 9ºa

    Muita gente sabe que a Lua influencia no nosso corpo e em nossas atitudes tais como o comportamento,humor. Na mulher ela exerce uma influência na fertilidade,fecundidade,fragilidade e até mesmo no ciclo menstrual.
    Na música “Mulher de Fases” ele fala na primeira estrofe que ela è ruim e jogou as coisas fora,na segunda que a Lua diminuía, ou seja ela estava nervosa por culpa da Lua.
    Logo depois ela estava beijando ele,aí “vemos” mais uma troca de fase.Diz que o namoro dele é na folhinha ou seja sempre de olho no calendário.
    No poema “Lua Adversa” tudo muito mais claro porque ela já explica que ela tem fases como a Lua que são,sozinha,escondida e ate mesmo as que ela está apaixonada e quer mostrar a sua beleza assim como a Lua Cheia.
    Também existe uma forte relação entre as fases da Lua e a gravidez, concepção é a Lua Nova, Crescente em relação ao desenvolvimento do feto, Cheia quanto ao nascimento, e Minguante, depois do parto.

  21. Vinicius De Moraes 31

    Há muitos anos médicos e as mulheres vem tendo essa duvida,a lua realmente influencia na hora dos partos bom de acordo com o documentário da G.N.T a medica disse que isso era um mito que não influencia…
    Bom na minha opinião eu também acho que isso é um mito e a lua não influencia na hora do prato porque se não muitas pessoas na terra ou seriam malucas ou muito mas muito espertas eu acho que a lua só influencia no nosso corpo e nas marés.
    A lua influencia muito na terra e nos movimentos do mar,ela também influencia muito no nosso corpo já que o nosso corpo feito por 70% de água

  22. welingtondavid12@gmail.com

    Aluno:Welington David N:33 9*A

    As mulheres são muito difíceis de entender igual a lua,as mulheres um dia estão legais outro estão completamente diferente igual a lua,todos sabem que a lua é de um gênero feminino,mais é igual a rotina de uma mulher um dia está de um geito, outro de outro,então podemos dizer que a lua é uma mulher do espaço.

  23. Laura Frandoloso

    Tenho Fases

    No documentário mostro e ficou bem claro sobre o que a lua faz influencias etc… Percebi logo a intertextualidade e gostei muito de trabalhar com esse assunto minha opinião ficou fechada sobre alguns, mitos onde discordei porem achei ótimo a forma de expressão dita no mesmo.
    A intertextualidade foi muito bem dita!
    Foi possível entender mais sobre alguns mitos!

    Laura

  24. Gabrielli Oliveira, 9 A

    No primeiro texto se trata de um poema da Cecília Meireles onde ela retrata como ela muda de fases igual a Lua, de como ela pode ser carinhosa em um dia e ser dramática e sentimentalista no outro, de como ela pode estar receptiva hoje e amanhã solitária.
    E isso se mostra também na música dos Raimundos, onde ele se mostra estar confuso em relação a sua mulher e que seu namoro era na “folhinha”, mas como ele mesmo disse na Lua, ele não havia percebido que a Lua tinha diminuido

  25. Tenho Fases

    Nunca tinha notado que a mulher tem fases como a Lua. Mais já percebi que tem fases que a mulher está mais feliz, triste, com raiva.. Ela pode estar feliz, e do nada seu humor muda. A cada fase da Lua, a mulher muda seu comportamento, tem fases que a mulher está insuportável, não tem quem fique perto. Tem fases que ela está feliz, e não quem estrague seu dia. Mais também tem fases que ela prefere ficar sozinha, quieta no seu canto.
    Também não tinha percebido essa intertextualidade.
    Sim, fiquei surpresa. E gostei muito.

  26. gabrieldenega123@gmail.com

    nome:Gabriel Denega n*:12 9*a

    No poema a lua adversa a autora fala como a lua influencia no seu comportamento e conta como e que acontece com ela.
    No texto fases da lua fala o motivo pelo qual pode acontecer isso com as mulheres e também a influencia da lua no parto.
    Na musica mulher de fases,fala como ele perceberá que sua mulher estará irritada que e pela mudança de fases da lua

  27. Sabrina Medeiros

    TENHO FASES
    Muitos cientista confirmam que a lua influencia na vida da mulher no seu humor e no seu corpo.
    Na própria música dos Raimundo a letra diz certinho sobre a relação entre a lua e a mulher. Já na poesia de Cecília Meireles ela também confirma essa relação ela diz “tenho fases como a lua” quer dizer que como a lua a tem fases a mulher também tem e que são fases que vem e vão.
    Já no texto a linguagem usada já e mais complexa diz da relação da lua com o corpo da mulher até mesmo que a lua afeta na gestação.

    Sabrina Medeiros 9º A

  28. Stephanie Berti Gomes

    Tenho fases

    Mulher é uma pessoa que como dizem “A lua tem varias fases” pois nao é so a lua nao, mulher também tem varias fases exemplo: Um dia ela esta com estresse outro ela esta muito carinhosa, outro a “TPM” esta a mil mas quando ela quer ser brava ai ninguem aguenta. mulheres gostam de carinho, amor, e essas coisas assim.
    Toda mulher é complicada mas ao mesmo tempo é perfeita. As vezes araiva e tanta que os maridos delas nem reparam que a lua diminui
    Mulheres sao um sexo forte !
    Por isso que eu digo a “Mulher tem muito a ver com a lua” mulheres tambémtambém tem oito ou até mais fases durante toda a sua vida.
    Lembrando que mulhers e meninas sentem muito ciùmes entao eu digo nao tentem irritar ela com ciùminhos bobos pois ela fica muito magoada com isso !!

    Stephanie Berti Gomes 9º ano A!

  29. Isabela Dal Posso

    Tenho fases
    Muitos acreditam que o nosso comportamento é conforme as fases da lua, vi uma pesquisa de um médico que quando é lua cheia tem muito mais pacientes que quando é outra lua.
    Muitos dizem e acreditam também na relação entre a lua e a mulher, que a lua é um símbolo feminino, que meche até com seu sistema de funcionalidade, a lua acompanha as fases das mulheres.
    No mapa da mulher a lua representa que mãe será ela, no mapa do homem, a lua mostra como ele reage com a mulher.
    Como diz a música que o homem não etendia que um da a mulher estava de um geito e no outro ela estava completamente diferente.
    Eu nunca tinha parado para reparar nisso, agora que a professora disse eu começei a reparar e realmente parece que a lua influência sim!

    Isabela Dal Posso de Almeida 9º A

  30. Thallyta Tauana de Sousa

    Tenho fases…

    O poema de Cecília Meireles, que particularmente gostei muito, fala sobre as fases da Lua e a relação delas com as “fases da mulher”. (Lua Adversa)
    Já a música interpretada pelos Raimundos, diz que há um “namoro na folhinha” com uma “mulher de fases” assim como as fases da Lua no calendário. (Mulher de Fases)
    As fases da Lua, para mim não tinham tanta influência assim no comportamento das mulheres, mas agora faz muito mais sentido. A cada fase a mulher muda juntamente com a Lua, realmente, em minha opinião.
    Esses 3 aspectos tem relação de intertextualidade, influenciam um ao outro, se comunicam entre si.
    “A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do ”eu” profundo e inconsciente.”

  31. Milena Dalmut

    “TENHO FAZES”

    Existem algumas relações entre a mulher e a lua, relações que as vezes não percebemos até mesmo na música dos Raimundos não percebemos essa relação apenas versos bonitos de uma canção romântica já no poema e Cecília Meireles vemos mais essa relação que assim como a lua a mulher tem suas fazes suas mudanças a lua tem relações com nosso corpo, nossa natureza emocional, física, mental além de outras ligações como a lua pode influenciar no nascimento dos bebês entre outras coisas.
    “Tenho fazes, como a lua ” – Cecília Meireles

  32. Tenho Fases
    Não sabia que a musica falava sobre a lua ou tinha algo comum , gostei de descobrir assim posso prestar mais atenção na letra e saber mesmo o que ela quer dizer .
    Já o poema de Cecília Meireles ela explica melhor como a mulher fica em algumas fazes da lua , a fase dela se esconder , a fase dela ser somente dela …

  33. Tenho Fases

    No poema da Cecília diz que as mulheres tem fases de ficar sozinha quieta sem conversar com ninguém mas também tem fases de se aparecer conversar com todo mundo e ser carinhosa.
    Na música mulher de fases fala que o marido tem que sair de casa ir para casa da mãe essa fase é a mesma que a do poema que é ficar sozinha sem conversar com ninguém ficar braba e na música também diz que a mulher está beijando o marido a horas fala que se for sem ele a mulher não quer viver mais,essa fase é a mesma que diz no poema da Cecília que é a de se aparecer,conversar e ser carinhosa.
    Eu nunca tinha percebido a intertextualidade entre o poema a música e as fases da Lua pois eu não conhecia nem a música nem o poema eu só conhecia as fases da Lua,eu não fiquei surpreso ao perceber essa intertextualidade e eu gostei até de perceber essa intertextualidade.
    A conclusão que eu posso tirar de todos esses estudos é que a Lua influencia muitas coisas nos seres humanos dez de um corte de cabelo até mudanças de humor.

  34. Iury Plens

    Tenho Fases

    1) Sim, Mas não podemos analisar isto apenas na primeira estrofe, saber se ela sofre esta alteração de humor,se ora está bem e ora não, pois só fala na primeira estrofe, deste lado ruim, mas só ao longo da música é que percebemos…

    2)Ele associa as mudanças ao temperamento inconstante típico da mulher (a mentruação vinculada com a TPM) .E diz que brigavam (“A raiva era tanta”) que ele não percebeu que a época da TPM se aproximava associada à lua nova(“eu nem reparei
    Que a Lua diminuía”).

    3)Ela pode ser muito ligada a mãe querendo sempre meter a mãe na relação, ou está querendo dizer que ela é imatura para voltar para a “Mamãe”.

    4)Porque a “folhinha” é chamado aqueles calendários que ganhamos em lojas que geralmente contém as fazes da Lua. Ou até, o calendário chamado de “tabelinha”, que contém o ciclo menstrual e época de TPM.

    5)Ele mostra a explosão que a mulher dele é, emocionalmente, ela é maior que o sol e como o fermento.

    6)Lua adversa: Ela reconhece que ela tem fazes como a lua, fala sobre o calendário e na Mulher de Fazes: é o homem falando das fazes da mulher que é como a Lua, e sobre seu calendário.

    7)Percebi pois ao saber que estudávamos sobre a lua e após ler os dois primeiros textos, li já percebendo a ligação entre os dois. Percebi que pessoas diferentes pensam igual ao perceberem tal fases.

  35. Nunca havia notado que a Lua tinha algo haver com a musica dos Raimundos, eu (como vários outros) ouvia só pelo refrão bonitinho e romântico.
    É interessante pois retrata coisas que todos deveriam saber e se fossemos mais atenciosos já teríamos visto o que a música realmente queria dizer.
    O poema da Cecília Meireles ja é mais objetivo e mostra logo de cara que ela esta se referindo a Lua. Percebi que o ‘secreto calendário’ de Cecília é o mesmo que a ‘folhinha’ do namoro do Rodolfo (vocalista do Raimundos)
    Enfim, isso nos dá quase a certeza que a Lua influencia de verdade em nós, humanos, 70% água.

  36. A mulher tem fases assim como a Lua. Fase de estar CHEIA, à mostra de todos para que vejam sua beleza. Fase de estar MINGUANTE, se escondendo e querendo ficar mais sozinha. Fase de estar NOVA, quando quer ficar sozinha e quando ela não brilha tanto. E a fase CRESCENTE, quando esta voltando a expor sua beleza.
    A mulher muda bastante o seu humor conforme a fase que ela esta vivendo, por exemplo, se ela estiver na fase da TPM, vai ficar mais fechada, irritada e também sentimentalista, quando ela esta fora dessa fase é normal que ela seja mais aberta e alegre, mas isso também depende muito de mulher para mulher.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: