Um gastrite em minha vida!


Boa tarde! Boa noite!Bom dia!

Há quase 6 anos tive uma crise muito grande de dor de estômago que fui parar no hospital, soro com medicamento na veia.

Consultei um gastro e ele me disse que tinha gastrite nervosa, receitou Omeprazol que é um medicamento que protege o estômago quanto às agressões de outros medicamentos, por exemplo.

De lá pra cá, tomei muito remédio para tudo, mas principalmente para sinusite, dores de cabeça, alergias…

Por causa de mal estar que sentia, deixei de tomar café preto em qualquer hora do dia, comer doces depois do almoço, mas claro que nem  sempre respeitava isso.

Da metade do ano para cá, comecei a ter dores no estômago, geralmente de madrugada! aff

Muita dor de cabeça! E dá-lhe remédios!

A dor se tornou contínua e quase duas vezes por semana tinha crises fortes, que demoravam até duas ou três horas para passar depois de tomar remédio.

Era assim, acordava com forte dor, tomava omeprazol, chá de marcela (macela), e aí começava a passar.

Percebi que no dia que comia pizza, dava dor…

Bebidas…alguma comida gordurosa…

Mas há 15 dias tive uma crise daquelas, fui para o hospital.

Dei sorte que o plantonista era um gastro, solicitou uma endoscopia e uma ecografia, diz ele que precisamos descobrir se é gastrite mesmo ou vesícula.

Bom, como o meu plano de saúde é dos professores do estado do Paraná, a autorização demorou uns 10 dias, mas são eles que marcam na clínica e me informaram que provavelmente fique para o ano de 2014 em Janeiro.

Minha dor continuou, muito mais intensa e mais vezes.

Decidi então, a partir do último domingo fazer uma dieta, procurei diversos sites na web sobre o assunto, pois na verdade eu ainda nem sabia o que é mesmo uma gastrite.

Então você sabe?

A gastrite ocorre quando o revestimento do estômago fica inflamado ou inchado.

A gastrite pode durar por pouco tempo (gastrite aguda) ou pode durar de meses a anos (gastrite crônica).

Causas

As causas mais comuns da gastrite são:

  • Determinados medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios, quando tomados por um longo período

  • Beber muito álcool

  • Infecção do estômago com uma bactéria chamada Helicobacter pylori

Adam

Bom, então estou desde domingo seguindo uma dieta que eu mesma fiz, sem gorduras, doces.

Fiz uma sopa de legumes, com carne de frango.Até porque eu li que até alimentos muito duros, verduras, quando chegam no estômago podem agredir as paredes e começar a doer.

Tomo café só pela manhã, com leite, mais leite que café.

À noite e ao meio dia, sopa.

Bolacha de água e sal, sem sucos, só água.

Comi uma ou duas colheres de pavê de bolacha, mas senti que não deveria ter comido.

Estou comendo mamão, melão e banana, frutas que fazem bem.

Enfim, hoje é quarta-feira, desde domingo não tive dor de cabeça, precisei tomar chá de marcela, mas não porque senti dores fortes, no início da dor já tomei e ai evitei de tomar o omeprazol.

Descobri na pele nesses dias o quanto uma alimentação gordurosa, doces, lanches podem fazer mal, principalmente para quem já não está muito legal.

Se alguém tiver interesse nesse link, tem os alimentos que ajudam a controlar a gastrite.

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13636-aproveite-10-alimentos-que-ajudam-a-controlar-a-gastrite

É isso, eu vou continuar com a minha dieta mesmo nessa época de festas de final de ano, a dor no estômago é terrível e meu corpo merece ser mais cuidado.

Grande abraço para você e obrigada pela visita em meu blog.

Márcia Fontanella.

11/12/2013.

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 11/12/2013, em SAÚDE e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. eu convivo com uma gastrite há quase 20 anos…era quase nenem qdo tive a primeira crise. Várias endoscopias, colonoscopias, ecografias e muito, muito tratamento, não lembro o último ano que não passei por todo esse processo. Mas o tratamento nunca é definitivo, pelo menos não para mim. Há 8 anos conheci a gastrite medicamentosa… meu estomago é uma porcaria. Prefiro tomar qualquer remédio injetável do que um comprimido que seja. Tenho uma alimentação muito restrita, as vezes dou uma escapada, mas depois da pizza sempre vem a dor de cabeça, a dor de estomago, a diarréia. Enfim, apesar de não ser detectado em nenhum exame descobri que o grande causador dos meus males é o gluten. Comer um pão francês é como jogar acido no estomago. Não tomo refrigerante, quase não consumo sucos, bebida alcoólica muito raramente, nos últimos dias tive que cortar as frutas. Tenho bebido muita água e leite, o leite desnatado refresca e me faz bem. E eu sei que tenho que viver de dieta. Por mais que os médicos falem: olha comer um pão com margarina não te fará mal, bem eu sei o quanto me faz mal. Chá verde por exemplo, me estufa… e tb me faz mal. Vc está certa. Precisamos cuidar do corpo. É a nossa casa.

  2. Oi Marcinha, não sabia que tinha um blog. Vou acompanhar sempre que tiver um tempinho.

Deixe uma resposta

