Colégio Costa e Silva ”interditado” Visita de Flávio Arns e início das aulas..


Boa tarde!

Estou hoje aqui escrevendo sobre a ”interdição” do Colégio Costa e Silva de Cascavel.

O colégio não foi interditado, ele está sob uma medida cautelar que diz que não se pode ministrar aulas, mas o restante dos setores pode continuar funcionando.

Mas diante desta situação, recebemos na manhã deste dia 11 de fevereiro a visita do Secretário de Educação Sr. Flávio Arns .

Ele andou pela escola, olhou as salas, o ginásio de esportes e gostou do que viu!!

Conversou com a imprensa toda de Cascavel que se fez presente e com a comunidade, a direção da escola,  alguns pais, mães, membros da APMF, professores, funcionários.

Como tinha uma audiência ao meio-dia com o Juíz para tratar  sobre o impedimento do colégio em retornar às aulas, desmarcou a visita que faria ao Colégio Olinda, então alguns alunos, professores, pais, e a diretora de lá também se fizeram presentes no Costa e Silva para saber sobre como fica a situação daquela escola.

Quanto ao nosso colégio ficou acordado entre todos os presentes que a escola não oferece risco, assim como afirmam laudos de engenheiros que já estiveram vistoriando a escola ha duas semanas, também todos estão de acordo que preferimos a reforma deste prédio que já existe e a construção de novas salas de aula e outras que se fazem necessário, e não a demolição deste prédio.

A proposta que o Secretário levou para o juíz, acompanhado pela Diretora Sirlene e o presidente da APMF, na reunião que começou ao meio-dia foi a seguinte:

A secretaria se compromete, inclusive, assinando um termo chamado de TAC,  a estipular prazos, datas para que se comecem as obras de reformas já em Março, fazendo evidentemente as coisas que são prioridades.

Quanto ao início das aulas, a ideia é que se comece o quanto antes, se possível já nesta segunda-feira próxima, mas esta informação só teremos ao término da reunião que ainda deve estar acontecendo, e que estarei divulgando aqui.

Alguns esclarecimentos:

Por que a intervenção agora?

Desde janeiro do ano passado o estado vem sendo notificado quanto as condições do colégio e a cada vez pedindo mais prazo!

Acontece que o juíz entendeu que estava na hora de parar de seder e a bomba estourou na mão do outro governo que entrou!

As pessoas da comunidade em geral estão de certa forma apavoradas com a situação da escola,  gostaria de dizer, que andando por outras escolas da cidade, vejo que a nossa não está  tão mal assim, claro que é um prédio antigo que precisa de reformas, mas não está caindo na nossa cabeça não!! Inclusive algumas imagens divulgadas de salas de aula na mídia nem são do Costa.

No fim do ano, os corredores foram pintados, o pátio ganhou uma cor nova e além do mais, tem toda a nossa família Costa e Silva lá, e não abandonaremos nossa escola neste momento. Vamos  conquistar nossos objetivos, juntos!!

Você também deve estar se perguntando:

Mas quando forem reformar, os alunos poderão ficar na escola?

Quanto a isso o Secretário disse que são os engenheiros que deverão dar o parecer, e se for o caso, se pensará numa solução, incluisive de locação de um outro prédio.

Mas vamos resolver um problema de cada vez, certo??

Abaixo coloco algumas fotos da visita de hoje pela manhã e assim que tiver mais alguma notícia, divulgarei aqui.

 

Professora BENILDE  leu uma  carta da comunidade!!

Alunas do Colégio Olinda que vieram até o Costa e Silva!

 

É isso, assim que tiver mais informações passarei a todos!Vamos acreditar que logo voltaremos ao colégio para termos  as nossas aulas!

Super beijo   a todos!!

Profª Márcia Fontanella

Ps. Senti falta dos meus jornalistas hoje. Tive que fazer a cobertura sozinha!! sniffff

beijosss

  

************************************************************************************************************************************

15:31   11 de fevereiro…

Reunião terminada    início das aulas está certo para dia 21 de fevereiro…

teremos mais uma semana pessoal!

Vamos organizar umas atividades semana que vem?

Um vôllei na praça?? Uma leitura e um debate? O que acham??

Beijosss

 

Abaixo o comentário postado aqui no blog pela professora Déborah!

Olá! A determinação judicial nos mostrou que haverá mais atenção ao cumprimento das conquistas sociais na educação.

O entendimento de que a escola apresentava risco para a comunidade escolar se deu em um período político muito conveniente, sendo que a assinatura do engenheiro em 2010 ao documento que condenava o prédio se deu sem que o próprio tivesse se quer conhecido a escola.

O que podemos pensar… Interesses pessoais de políticos acima de interesses políticos sociais.

A atitude do novo govenro, em especial a do secretário Flávio Arns, veio de encontro ao nosso anseio, já que há tempos esperamos que as dificuldades sejam verificadas realmente, sem interferência de terceiros e manipulação dos meios de comunicação.

Um exemplo do descontexto foi a matéria exibida no jornal da CATVE, que enquanto falava de uma escola mostrava imagens de outras.

A maior preocupação era a possibilidade de desmantelação da nossa comunidade escolar.
A demolição da estrutura implicaria, certamente, em um vazio na história da comunidade escolar.

Para o possível início deste ano letivo a diretora, Sra. Sirlene mobilizou esforços para que ao menos tivéssemos uma pintura de aparência, para motivar à todos, já que vínhamos em anos sem uma real esperança de reforma, ou em útlimo caso reconstrução.

Isso mostrou que apesar de tudo, há e muito o aspceto humano em ação. Assim, almejamos que esse corpo escolar tenha essa conquista. Nosso aspecto educacional em recursos humano é muito bom mesmo!
Os alunos são interessados,
Pais participativos, dentro das novas exigências sociais e educadores envolvidos e compromissados.
Resultado?? Dez alunos aprovados em cursos na UNIOESTE, e olha que nem temos cursinho, ou salas com ar condicionado, ou mesmo, 1000 alunos no terceiro ano.

Parabéns comunidade Costa e Silva!
VAMOS EM FRENTE!

ABRAÇOS

debohbr@yahoo.com.br

Prof. Deborah

http://saladerecursoscostaesilva.wordpress.com

 

16/02/2011

Confirmado retorno às aulas para segunda-feria, dia 21, nas dependências do colégio mesmo!

Super beijo!!

Profe. Márcia

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 11/02/2011, em educação e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Loreni de Fátima Sangaleti Manchak

    Oi Márcia!
    Que notíca esperada essa a respeito do início do ano letivo com os alunos!!!
    Através de seu blog manteve a comunidade escolar informada sobre a questão da Reforma da escola e início das aulas, mostrando a visita do Vice-Governador e Secretário de Educação Sr. Flávio Arns, do professor Vander Piaia – Chefe do NRE de Cascavel, bem como os esclarecimentos que o Secretário fez a imprensa, a comunidade, a direção da escola, alguns pais, mães, membros da APMF, professores, pedagogas e funcionários.

    Essa decisão com certeza deixou toda a comunidade escolar mais tranquila, pois a prioridade do momento era o início das aulas. O acordo sobre a reforma é também muito significativo. E a reposição dos nove dias letivos é apenas uma questão de Planejamento e isso é um assunto que a Escola domina muito bem, afinal, estávamos prontos pro início na data prevista.
    Quero deixar aqui a Poesia de Paulo Freire para dar as BOAS VINDAS a todos os alunos, professores, pais, enfim, Comunidade Escolar.
    Vamos iniciar com ânimo!

    A ESCOLA
    Paulo Freire

    Escola é…
    O lugar onde se faz amigos,
    Não se trata só de prédios, salas e quadros,
    Programas, horários, conceitos…
    Escola é sobretudo, gente,
    Gente que trabalha, que estuda,
    Que se alegra, se conhece, se estima.
    O diretor é gente,
    O coordenador é gente, o professor é gente,
    O aluno é gente,
    Cada funcionário é gente.
    E a escola será cada vez melhor
    Na medida em que cada um
    Se comporte como, colega, amigo, irmão.
    Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
    Nada de conviver com pessoas e depois descobrir
    Que não tem amizade a ninguém,
    Nada de ser como o tijolo que forma a parede,
    Indiferente, frio, só.
    Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
    É também criar laços de amizade,
    É criar ambiente de camaradagem,
    É conviver, é se “amarrar” nela!
    Ora, é lógico que numa escola assim vai ser fácil
    Estudar, trabalhar, crescer,
    Fazer amigos, educar-se,

    Abraços também a Comunidade Escolar do Colégio Olinda Truffa.
    Parabéns profª Márcia pelo Blog!

    • profemarcia1970

      Super obrigada pelas palavras sempre tão sábias!
      Obrigada pelo carinho de sempre!
      Hj mais uma vitória da família Costa e Silva! Fiquei super feliz!
      beijosss

  2. Olá! A determinação judicial nos mostrou que haverá mais atenção ao cumprimento das conquistas sociais na educação.

    O entendimento de que a escola apresentava risco para a comunidade escolar se deu em um período político muito conveniente, sendo que a assinatura do engenheiro em 2010 ao documento que condenava o prédio se deu sem que o próprio tivesse se quer conhecido a escola.

    O que podemos pensar… Interesses pessoais de políticos acima de interesses políticos sociais.

    A atitude do novo govenro, em especial a do secretário Flávio Arns, veio de encontro ao nosso anseio, já que há tempos esperamos que as dificuldades sejam verificadas realmente, sem interferência de terceiros e manipulação dos meios de comunicação.

    Um exemplo do descontexto foi a matéria exibida no jornal da CATVE, que enquanto falava de uma escola mostrava imagens de outras.

    A maior preocupação era a possibilidade de desmantelação da nossa comunidade escolar.
    A demolição da estrutura implicaria, certamente, em um vazio na história da comunidade escolar.

    Para o possível início deste ano letivo a diretora, Sra. Sirlene mobilizou esforços para que ao menos tivéssemos uma pintura de aparência, para motivar à todos, já que vínhamos em anos sem uma real esperança de reforma, ou em útlimo caso reconstrução.

    Isso mostrou que apesar de tudo, há e muito o aspceto humano em ação. Assim, almejamos que esse corpo escolar tenha essa conquista. Nosso aspecto educacional em recursos humano é muito bom mesmo!
    Os alunos são interessados,
    Pais participativos, dentro das novas exigências sociais e educadores envolvidos e compromissados.
    Resultado?? Dez alunos aprovados em cursos na UNIOESTE, e olha que nem temos cursinho, ou salas com ar condicionado, ou mesmo, 1000 alunos no terceiro ano.

    Parabéns comunidade Costa e Silva!
    VAMOS EM FRENTE!

    ABRAÇOS

    • profemarcia1970

      Valeu, profe Déborah! É por pessoas como vc fazerem parte do corpo docente da nossa escola, que cada vez mais tenho orgulho de fazer parte da família Costa e Silva!!
      beijoss

  3. prof muito boa a reportagem para nós, alunos, ficarmos sabendo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: