Um ano de treinamento, o que mudou na minha vida??!!


Bom dia, Boa tarde, Boa noite!!

O motivo do meu post hoje aqui é para falar de uma mudança que ocorreu na minha vida neste último ano.

Sei que será um texto  ”exibicionista”, mas acho que vale a pena compartilhar aquilo que fazemos e dá certo.

Para que você entenda essa mudança, vou contar um pouco sobre a minha história.

Durante toda a minha vida, sempre fui ligada aos esportes, mas no sentido de assistir, saber regras, mas praticar mesmo, só um vôllei uma ou duas vezes por semana, umas caminhadas, essas, mais frequentes.

Tentei algumas vezes frequentar academia, mas não era exatamente o que eu  queria, não  sentia-me  muito bem e sempre acabava  desistindo.

Ano passado tivemos nossas férias escolares estendidas em função da gripe H1N1 e foi aquele “pavor”, ficar em casa, não reunir-se em grupos, etc.

Uma amiga (Déborah  ”Amida”) e eu começamos então a fazer caminhadas 3 vezes por semana no Lago.

No ano passado conheci uma pessoa muito especial, essas que aparecem na vida da gente com uma ”missão”, acredito sinceramente (apesar de saber que isso é um clichê), que nada acontece por acaso, tudo tem uma razão!

Corredor, professor de educação física entre outras coisas,  estava desenvolvendo para alguns amigos/as dele, prescrições para treinar com o objetivo de correr provas de longa distância.

Ele sempre cobrava-me: “O que você está fazendo por você??”

Por conta dessas cobranças ou alertas, melhor dizendo, fiz muitas coisas, cursos…”acordei”!!

Como começamos a caminhar, um dia falei para ele desenvolver uma prescrição para mim.

Ele foi um pouco resistente a princípio, pois afinal, ele nem mora aqui para fazer uma avaliação física, mas acabou enviando.

Comecei com as prescrições a um ano exatamente. No início fazia uma caminhada leve, depois uma caminhada firme e corrida, isso tudo com um tempo cronometrado (na época usava meu celular), tinha dias que os 10 tempos que o aparelho tem eram insuficientes, tanto era a alternância da prescrição para um mesmo dia de treino.

A corrida era alternada e a princípio, não passava de 1, depois dois minutos e assim foi evoluindo.

Fazíamos 3 treinos por semana, sendo que dois deles, se encaixava exatamente em dias que saíamos ( a Déborah e eu), do colégio mais cedo, e o outro era aos domingos pela manhã.

Corremos nossa primeira prova em novembro, 4 kms! (Volta ao Lago)

Lembro-me que cheguei exausta, quase morrendo literalmente, isso que não corri todo o percurso, pois nosso treino ainda estava na fase inicial.

Neste período passamos por várias fases e a cada evolução, comemorávamos muito!

Algumas coisas fomos descobrindo, por exemplo: Eu tinha umas tonturas, acabava tendo que parar! Foi quando começamos a levar música para ouvir e paramos de “ter ideias e falar”, (muitas coisas que fizemos ano passado, foram ideias tidas nos treinos), passou a tontura, lógico, faltava oxigênio!!

Quando chegaram as férias em dezembro, decidi que iria fazer os treinos todos os dias, e fiz.

Comprei um frequencímetro (monitor cardíaco), afinal  meu “personal running on line” ( Clovis) já estava cobrando-me a tempos, pois só assim poderia controlar realmente minha frequência cardíaca, acompanhar de fato o treino.

Em Janeiro, entrei num ritmo diferente, fazia uma caminhada inicial para aquecer e  já passava para a corrida.

Descobri que cada um de nós tem um tipo de pisada e para isso, tem um tipo de tênnis adequado, ecrevei sobre esse assunto ( https://marciafontanella.wordpress.com/2010/01/31/voce-sabe-qual-e-o-seu-tipo-de-pisada-saiba-como-ecolher-o-tenis-ideal/ ), comecei a comprar tênnis apropriados, comprei um MP4, uma pochete para levar água, guardar a chave do carro, enfim, tudo o que preciso para os meus treinos serem tranquilos.

Nas férias fiz meus treinos todos os dias. Minha companheira acabou dando um tempo, não conseguiu organizar os horários, mas fiquei muito feliz porque  agora ela está voltando a fazê-los, logo ela me alcança, e com certeza vamos correr muito  juntas ainda.

Participei de algumas provas, em março a Ecorunning, no Lago, corri 8 kms.

Na corrida do Sesc, 10 kms…..

Nesta do Sesc uma aluna minha foi correr também…

Essa aluna foi correr incentivada por um evento que eu trouxe para Cascavel, o FRIENDS OF LIVE EARTH..

Através de um site de esportes, fiquei sabendo do evento RUN FOR WATER que estria acontecendo em SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, isso foi Março deste ano. Uma corrida em prol da água, um evento mundial, aqui no Brasil, representado apenas nestas duas cidades.

Resolvi então ver para ir correr, mas pela distância ficaria um pouco complicado, entrei em contato com a organização do evento e trouxe a ideia para cá, só que adaptei a corrida somente para alunos, foi um sucesso!!

Foi dia 18 de Abril, no Lago Municipal, as fotos do evento você pode conferir neste àlbun  http://picasaweb.google.com.br/profemarcia1970/CorridaPelaAguaEmCascavel18042010#

Este evento foi divulgado mundialmente, confira aqui  http://friendsofliveearth.org/profile/MarciaFontanella

Organizei esta corrida em um mês, com o apoio do  Núcleo de Educação, a Secretaria do Meio Ambiente, de Esportes e da Cultura, de amigos…..Foi fantástico.

Já está confirmado para o próximo ano!!

Corri também na prova organizada pelo Batalhão de Infantaria Motorizada, 4 kms, nesta corri com chuva, uma delícia!! Tirei até foto com a queniana que veio correr e lógico, faturou o primeiro lugar tranquila.

Meus treinos foram evoluindo…comecei a fazer musculação duas vezes por semana para fortalecer, corro também duas vezes.Hoje, dia 29 de agosto corri 16 kms..4 voltas e pouco no Lago…. (descobri que a volta completa do Lago tem 4 150kms e não só 4 kms como todos dizem…)

O título do meu post é o que mudou na minha vida em um ano de treinamento??

Muita coisa, como você deve ter percebido!!

Deixei de ser sedentária….confirmei aquilo que sempre lia, que emagrecer praticando exercício físico é muito diferente do que tomando um monte de remédios..

Que quando fazemos coisas por nós tem uma diferença muito grande.

Este momento que saio para fazer meu treino, é só meu!! É quando penso, repenso, analizo, reflito, tenho ideias, ……não penso em nada!!

Se você perguntar qual é o segredo para dar certo??

DETERMINAÇÃO!!!

Já fui correr com chuva, com frio de menos 8 graus, com dor na panturrilha….

Os dias dos meus treinos são ”sagrados”, afinal eles são só meus!!

Quando queremos algo, conseguimos! Arrumamos horário. Se colocarmos isso na nossa agenda, vamos conseguir! E isso serve para tudo na vida!

Com organização, objetivos estabelecidos, determinação! Fazemos a diferença!!!

E isso contagia, passamos para a frente! É uma grande corrente!!

Quando comecei a escrever falei que este post seria ”exibicionista”. De certa forma foi, mas tudo o que escrevi aqui foi o que aconteceu, continua acontecendo, então eu acredito que deu, dá certo!!

Espero que você também acredite que pode!! E olha que nós podemos TUDO!!

BASTA QUERERMOS!!

Agradeço em especial ao “meu Personal Running on line”, que  além de me incentivar já me enviou uma prescrição que vai até os 21ooo kms……este fim de ano vou correr na SÃO SILVESTRE, ano que vem  quero correr uma meia maratona, não para ganhar troféus, porque me faz bem, muito bem!!

É uma das coisas que faço por mim!

Acho que deixo algumas pessoas orgulhosas! Minhas irmãs, irmãos, amigas, amigos, minhas filhas que dizem que querem correr assim como a mãe!!Mas acima de tudo eu fico orgulhosa de mim!!

Só esta energia que trocamos já vale milhões!!!

Antes de terminar este post vou postar uma foto dos meus companheiros (kit corrida) que me acompanha em todos os meus treinos…

É isso, espero que  tenha gostado de ler este post, para mim foi um prazer compartilhar com você esta experiência!

Tenha uma semana proveitosa!

Fique bem! Fiquemos com Deus!

Super beijo,

Márcia

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 29/08/2010, em Esporte e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Oi “Amida”! Tô com aquela inveja boa de vc! (risos) Sinto muita falta dos nossos treinos, mas, tudo tem seu tempo na vida, sabe que não deixei de me exercitar! Um dia te alcanço, quem sabe? Cada minuto que passamos juntas no “nosso lago” rendeu muito: força, união, amizade, abraços, risos, amor, carinho, e…. idéias…. muitas idéias. Nunca vou esquecer o dia que demos duas voltas debaixo de uma torrencial chuva! Que delícia. Correr me proporcionou uma liberdade assistida, uma volta à infância. Quando podemos nos banhar na chuva, gritar no meio do nada, imaginar figuras em troncos no meio da água, sonhar… Sonhar com boas aulas, com projetos, com “otras cossitas más”. Sou sua fã! Beijos

    • profemarcia1970

      Minha “Amida” de sempre, de corridas, de risos, de abraços, de choros e tudo o que vier…
      Com toda ctz vamos correr juntas sim…debaixo de uma chuva então!!Tudo de bom!
      Sou sua fã também, vc bem sabe disso!Obrigada por tudo! Te amo de montão!!

  2. Parabéns prooofe, um dia tu corre lá são silvestre SAKOPSKOPAKOPSAKOP’

    • profemarcia1970

      Olha meu querido, se tudo der certo será em dezembro deste ano!!
      Obrigada pela visita e pelo coments, beijos

  3. Ola minha querida irma. Sabe que muito te admiro e fico feliz por suas conquistas. Continue e tenho certeza que ainda tera outros muitos depoimentos para nos dar. Beijos.

    • profemarcia1970

      Olá minha irmã querida…a admiração é recíproca, verdadeira e cheia de amor..meu e das minhas filhas, suas sobrinhas..espero sim, poder ter muitos outros depoimentos para escrever, e quem sabe, incentivar alguém a começar!
      Muito do que eu vivi e conheci de esportes ao longo da minha vida, devo a vc que sempre foi uma atleta e hj é professora de educação física apaixonada, exemplar! Te amo de montão! beijos.

  4. Sandra Mara Maciel

    Oi amiga
    Eu acompanhei mesmo de longe td isso que vc contou no blog, mas mesmo assim me emocionei! De verdade.Já usei o seu exemplo de vida e de garra ( mesmo sem a sua autorização, estou pedindo agora) para muitas pessoas.Saibas que teu exemplo ainda dará muitos frutos.
    Me inclua por favor em sua lista de amigos que se orgulha de vc.Super beijo

    • profemarcia1970

      Sandra, sempre que vem aqui tb me emociona…eu sei q vc e uma das minhas amigas que posso contar e que se orgulham de mim, pode ter ctz que tb me orgulho de ser sua amiga!!super beijo e obrigada.

  5. ESSA MENINA VAI LONGE, NOSSA FUTURA PARTICIPANTE DA SAO SILVESTRE. PARABENS MARCIA. SEU DEPOIMENTO É UM EXEMPLO.

    BEIJAOAOAOAO

    BETO

Deixe uma resposta

