Professores de elite, você sabe que projeto é este?


Boa noite, Bom dia, Boa tarde!

Você já ouviu falar num Programa que irá selecionar os melhores alunos das melhores universidades para dar aula em escolas  públicas?

É um Programa que nasceu em  1989  na tese da graduação de uma aluna do curso de relações internacionais da  Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ela estava convencida que muitos colegas se disporiam a promover mudanças  significativas na sociedade – especialmente no que dizia respeito à desigualdade da educação entre americanos ricos e pobres.

Em sua tese, sugeriu formar uma rede de professores de elite, jovens selecionados entre os melhores alunos das melhores universidades, em qualquer área do conhecimento, que seriam treinados para dar aula para as escolas mais problemáticas do país, localizadas em áreas  pobres e violentas.

Vinte anos depois, a tese de Wendy Kopp, virou uma  organização de US$ 200 milhões, a Teach for America, que já formou 17 mil professores e ajudou a melhorar o desempenho de 500 mil alunos carentes.

Na semana passada, (última semana de julho-2010), o programa desembarcou no Brasil, (é décimo quarto país a  adotá-lo). O projeto-piloto, é de R$ 3,7 milhões, financiados principalmente pela iniciativa privada, será no Rio de Janeiro.Agora em agosto, já começa  a seleção de 40 jovens recém formados, que passarão os próximos dois anos  ensinando alunos de escolas municipais localizadas em áreas violentas e pobres do  Rio de Janeiro, cujos estudantes têm baixo desempenho e alta evasão escolar.

Por  R$ 2.500,00 por mês,  darão aulas de reforço de português, matemática, ciências e inglês. Os novos professores receberão uma capacitação  de 5 semanas  com técnicas para serem usadas em sala e, quando assumirem as turmas serão orientados por um professor da própria escola. ”Eles trabalharão com metas e serão avaliados”, diz a Coordenação do projeto aqui no Brasil.

Nos países onde já foi implantado o Programa foi um sucesso! Se der certo no Rio, o ENSINA! será estendido para outras redes.

Ao ler sobre este projeto, logo me veio à lembrança o enredo de vários filmes, entre eles o ”ESCRITORES DA LIBERDADE”,  este, inclusive baseado em fatos reais.

Vamos torcer para que alcance resultados positivos, toda tentativa  para melhorar e abrir novas portas para a educação, deve ser bem vinda, eu acredito sinceramente que o caminho para nossas crianças e jovens é a educação, é a escola.

Não posso deixar de contar aqui também, um pouco sobre a minha evolução nos treinos de corrida. Nesta segunda-feira, corri 16 kms!!

Nossa, foi um desafio e tanto!! E pensar que  a praticamente um ano  (final de agosto de 2009), comecei correndo 1 minuto!E olha, que os meus exercícios físicos até então, eram uma caminhada leve.!!

Muito bom, mas só quem faz isso tem a real noção de como é!!

Eu comecei a fazer coisas por mim, para mim, exatamente nesta época. E tudo começou, com um amigo que me fez uma pergunta, e que eu faço para você também:

”O que você tem feito por você???”

Hoje posso dizer que tenho feito algumas coisas por mim!!

Que a nossa semana seja cheia energias positivas!!

Fique com Deus!!

Super beijo,

Márcia

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 03/08/2010, em educação e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

