DEB_ITINERANTE CASCAVEL 2010- OFICINA: VARIEDADES LINGUISTICAS x DESVIO FONOLÓGICO


 
 

 

Boa noite, Bom dia, Boa tarde!!

Esta semana foi recheada de atividades. Quem ficou de folga foram  os alunos, sem aulas  3 dias.Já  nós, professores, estivemos  no DEB ITINERANTE – Professor agora é sua vez!!!

A Secretaria de Estado da Educação, para o ano de 2010, dará continuidade ao programa descentralizado de formação, já conhecido como Itinerante. Na verdade, já aconteceu, em anos anteriores, uma tentativa de promover um evento de formação que aproximasse os departamentos da SEED dos NRE. Naquela época, o evento chamou-se de SEED Itinerante, mas não foi possível, à época, viabilizá-lo em todos os NRE. A partir daí, o Departamento de Educação Básica deu continuidade à proposta com a implementação do DEB Itinerante que, em 2007/2008, aconteceu em todos os NRE e, em 2009, com o NRE Itinerante que atendeu, também, além de todos os professores e pedagogos, os funcionários das escolas da rede pública estadual.

 

Em 2010 a Formação Itinerante passa a ser proposta pela Superintendência de Educação, objetivando integrar os diferentes departamentos e diretorias da SEED no atendimento à escola pública de educação básica do Paraná. Neste sentido, a carga horária da Formação Itinerante será ampliada para 24 horas, atendendo professores, pedagogos e funcionários.

 

Nos anos de 2007, 2008 e 2009, o Itinerante priorizou a implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais, discutidas e construídas por pelos professores da rede. Em 2010, além de promover, por meio do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenação de Gestão Escolar (CGE), a troca de experiências e conhecimentos nas diferentes disciplinas, queremos promover a reflexão e mobilizar ações concretas que respondam às questões/situações que, de diferentes formas, influenciam a realização da prática pedagógica e o acesso ao conhecimento no processo de formação dos alunos. Para esta reflexão e mobilização, os Departamentos da Diversidade (DEDI), da Educação Especial e Inclusão (DEEIN), a Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos (CDEC – que integra a Diretoria de Políticas Públicas Educacionais, DPPE) e a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC) estarão presentes com a realização de oficinas.

 A formação Itinerante 2010 será dividida em duas fases de 12h.

 Na primeira fase, tivemos  as oficinas promovidas pelo DEB, CGE, DET e CFAE. Na segunda fase, acontecerão as oficinas do DEDI, DEEIN, DPPE/CDEC e DITEC.

  Nas oficinas do DEB e CGE foi ressaltado que  se abordasse  a importância da avaliação da aprendizagem e que utilizassem as tecnologias – especialmente a TV Multimídia, como recurso pedagógico.

Eu participei deste DEB Itinerante como oficineira com o assunto Variedades Linguísticas  X Desvio Fonológico- ”Nóis fala certu ou eradu”?.E como foi solicitado, utilizei materiais que serão uteis em sala com a TV multimidia.

Vou disponibilizar aqui os materiais que fiz uso na oficina para que todos possam copiar.

Usei um vídeo do Chico Bento no Shopping, quem estiver aqui, não deixe de ver a página de TAREFAS ON LINE DO PRIMEIRO ANO que  tem algumas atividades que trabalhei com uma turma.

Também vimos este vídeo que foi exibido no Jornal Hoje da Rede Globo, o jeitinho do mineiro falar.

 

Usei também como referência o livro ”Preconceito, o que é, como se faz”, do Marcos Bagno, um livro fantástico, que já identifiquei-me na capa, pois ele coloca  a foto da sua sogra (familiares) que ele diz homenagear, e são pessoas que nunca lerão o livro, pois, não foram alfabetizados, além disso, pobres, negros….

Minha mãe, desencarnou a 9 anos, e mesmo tendo uma filha professora de português, se foi sabendo assinar o nome e soletrar algumas palavras, que aprendeu depois de uma boa idade, pois ia às aulas do MOBRAL.

6313101-PRECONCEITO-LINGUISTICO-Marcos-Bagno

 

Também utilizei uma dissertaão de mestrado da Ana Carla Estellita Vogeley, da Universidade de Pernambuco, sobre Variedades Linguísticas e Desvio Fonológico. Nesta dissertação encontrei exatamente o que a professora Déborah (sala de recursos Costa e Silva  www.saladerecursoscostaesilva.wordpress.com ), estávamos falando e foi um dos temas que levei para a sala da oficina, que estamos (professores), considerando ”quase” tudo como variedade linguística e tem  muitas coisas (sinais) que são verificados numa criança já aos 4 anos, por exemplo, que devem ser encaminhados a um atendimento fonoaudiológico. Esta dissertação é bem interssante no que se refere a esta questão.

Ana Vogeley

No final da nossa oficina trabalhei um pouco desta outra dissertação sobre ”Procedimentos metodológicos para abordar questões de variação linguística em uma turma da Educação de Jovens e adultos”, de Maria Auxilidora da Silva Cavalcante da UFAL.Muito rica, de fácil leitura, e que nos mostra bem a realidade de uma sala de aula, com uma intervenção interessante, vale a pena a leitura.

Eja.variação

Levei uma tabela que nos orienta para que façamos uma ”avaliação” dos nossos alunos quanto à produção da escrita, leitura e oralidade, no que diz respeito aos desvios fonológicos. Claro que juntamente com esta, deve-se fazer também uma investigação do histórico familiar da criança até os lugares que frenquenta para divertir-se, quem são as pessoas de seu convívio, para assim, sabermos quais as atitudes que devemos tomar, por exemplo, aqui no Paraná, se for aluno(a) de quinta série, encaminhá-lo para a sala de recursos, um atendimento com fonoaudiólogo(a) ou até mesmo a sala de apoio a aprendizagem. A tabela é a que segue.

 Além deste material, recomendo a leitura do livro ”Nós cheguemu na escola, e agora?” da Stella Maris Bortoni-Ricardo da editora Parábola, fundamental para  a Sociolinguística e a educação.

Aqui você encontra um questionário que pode ser aplicado no início do ano letivo ou quando receber um aluno na sua classe, para uma investigação inicial sobre Variedade linguística  e desvio fonológico:

QUESTIONÁRIO SUGERIDO PARA AUXILIAR NA AVALIAÇÃO INICIAL DO ALUNO

E para encerrar este trabalho sobre variedade linguística, mais um vídeo, de uma música velha conhecida (minha), numa nova roupagem com o grupo JEITO MOLEQUE, vale  a pena cantar junto…

 Trabalhei duas oficinas com professores de língua portuguesa de Cascavel, foi um desafio!!

Quero agradecer as valiosas contribuições das colegas!!

Qualquer dúvida , entrem em contato, pelo e-mail profemarcia1970@gmail.com.

Adorei esta experiencia, aprendi muito. Na próxima semana vou trabalhar também em Corbélia, tenho certeza que lá também irei aprender, aliás, estamos sempre aprendendo!

Para terminar este post de hoje vou contar um diálogo entre a minha filha de 4 anos e a tia dela ontem:

Numa dada situação, a minha irmã olha para ela e diz:

”Que figurinha que você é!!”

      Ela responde:

   __Claro que não, eu não vou ficar me colando nos àlbuns por aí, tia!!

AMO AS CRIANÇAS!! ELAS SÃO TUDO DE BOM!!!

Ótimo domingo e uma semana radiosa, claro, que contando com a vitória da nossa seleção na terça-feira!!

Fique bem…..fiquemos com DEUS!!

Super beijo,

Márcia

 

 

 

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 12/06/2010, em educação e marcado como , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Oi Márcia!

    Você está de parabéns pelo blog e pela sua competência e criatividade como educadora!
    Abraços! Magna!

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