Corpo musculoso?? Sua genética é quem vai ditar estes limites…


Boa noite, Bom dia, Boa tarde!!

A semana está começando para “valer”, para nós, professores (as), uma vez que começamos as aulas mas logo paramos para o feriadão de carnaval, e a semana que acabou, tivemos dois dias de trabalho!

Ou seja, vamos entrar no ritmo valendo a partir deste dia 22. Março já está ai, recheado de muito trabalho!

Mas temos que nos organizar para dar conta de tudo: trabalho, lazer, família, descanso, enfim….a vida continua.

É isso que vou fazer para continuar com meus treinos de corrida, agora já avançando para uma hora. E também começarei a fazer musculação, preciso fortalecer a musculatura.

Por isso mesmo, tenho lido muitas coisas a respeito de exercícios físicos. Semana passada uma  revista publicou uma matéria sobre esta nova onda das mulheres estarem em busca de um corpo musculoso, o que não é o meu caso!

Lógico que a partir do momento que você passa a se dedicar aos exercícios físicos, “eles” aparecem, fazendo musculação então, ficarão mais delineados. Mas não quero um corpo todo musculoso, nunca foi e ainda não é a minha intenção. Aliás, para quem me conhece, sabe que mesmo nos homens, não é o meu “tipo” predileto.

Lendo a matéria onde entrevistaram várias mulheres que estão em busca deste corpo musculoso, ou até mesmo já os tem, constatei uma das coisas que sempre disse: “Devemos  buscar equilibrio em tudo!”

Uma das entrevistadas disse que faz  pilates 9 vezes por semana, com aulas de ioga, spinning e acrobacia aérea, disse também: “

 Se estiver de bobeira não pego num livro não vou malhar”. Ao final da entrevista fala: “Já acabou a entrevista?Ai que ótimo, vou malhar!”

O que achei mais interessante foi a matéria sobre ganhar músculos. Segundo estudos, tudo depende da genética de cada um.

Aviso às mulheres que se animaram a ganhar alguns músculos: não é fácil ficar sarada como rainha de bateria de escola de samba. Na verdade, para algumas, isso nunca vai acontecer, por mais que se esforcem.

Trata-se de uma questão biológica, segundo a especialista em fisiologia do exercício Gerseli Angeli, da Unifesp. Quando comparadas aos homens, todas as mulheres têm dificuldade para ganhar massa muscular.

Isso acontece porque seu organismo produz menos testosterona, hormônio que está diretamente relacionado à formação de músculos. Além disso, as mulheres têm mais porcentual de gordura no corpo, e a constituição de seus músculos é diferente dos masculinos – menos rígidos –, de acordo com Gerseli. “É por isso que um homem e uma mulher que malhem com a mesma frequência e intensidade nunca vão ficar musculosos do mesmo jeito, pelo menos não por métodos naturais”, diz ela.

Além disso, mesmo entre as mulheres há aquelas mais e menos favorecidas geneticamente. Algumas conseguem ganhar massa muscular com menos esforço, e outras, menos agraciadas pela natureza, terão de suar muito mais na academia para obter resultados frustrantes.

 

A apresentadora Sabrina Sato, de 29 anos, faz parte do grupo das sortudas. Dona de um par de pernas – e de um bumbum – de fazer inveja à mais bem resolvida das mulheres, ela se diz indisciplinada e preguiçosa para atividades físicas. “Deveria fazer musculação com mais frequência, mas, como não consigo acordar cedo, às vezes fico semanas sem fazer nada. Depois malho todos os dias por uma semana e recupero”, diz.

Conversa de beldade famosa para matar as outras de inveja? O personal trainer paulistano Alessandro Melo, da Academia Reebok, diz que já passou alguns treinos para a apresentadora e que é tudo verdade.

O conselho dele para quem não tem a mesma sorte é evitar ambições descabidas. “É preciso se comparar a você mesma, pois seu potencial genético é único. Você não vai ficar igual a ninguém, vai ficar igual a você, mas melhorada”, afirma.

A predisposição genética invisível vai determinar quanto de músculos uma pessoa conseguirá desenvolver. Mas pela análise do tipo físico é possível ter pelo menos pistas sobre seu potencial. Ou se ja, descobrindo qual é o seu biotipo.

 

ENDOMORFO -Normolínea

São pessoas de elevado peso corporal que têm tendência a acumular gordura subcutânea, de formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos. A musculação é bem indicada para agir na queima gordura e conquistar massa muscular. O endomorfo tem uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura.

MESOMORFO – Brevilínea

É o corpo privilegiado, bem dotado fisicamente e ideal para a musculação – perfeito para os padrões estéticos atuais e possuem baixa gordura corporal. São pessoas de ossos largos, tórax grande, cintura fina, com musculatura predominante. Sua boa estrutura óssea e densidade muscular facilitam a pratica de musculação.

ECTOMORFO – Longílinea

Têm ossos estreitos e salientes, músculos delgados, ombros caídos. Tendência a baixo percentual de gordura corporal. Estrutura óssea comprida, magros e longilíneos. Seu metabolismo é acelerado em comparação aos outros tipos e apresenta maior dificuldade de ganhar peso e volume muscular. Desde que se realize um bom treino, uma boa alimentação, o ectomorfo pode obter resultados surpreeendentes.

MISTO

São os que não se encaixam em nenhum dos tipos definidos acima ou que têm características de dois ou mais tipos diferentes.

Vale lembrar que há indivíduos que não são totalmente ectomorfos, mesomorfos ou endomorfos. Podendo haver predominância de um tipo, ou de outro.

Portanto, compreender as características do seu corpo e como ele responde a determinados tipos de estímulos é de extrema importância para o bom êxito no seu treinamento.

 

 

 

 

 

 

 

É isso, a  cada dia que passa descubro mais coisas interessantes! Em todos os sentidos”

Aliás, ando numa fase de busca de conhecimento, na vedade, estamos sempre buscando

 

 Boa semana para você!

Fique bem.

Fique com Deus!

Super beijo,

Márcia

 

 

 

 

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 21/02/2010, em SAÚDE e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Janio Dantas

    Olá! Seu blog é o máximo e eu vez por outra entro aqui. Neste post há uma pequena correção a ser feita: mesomorfo = normolíneo e não brevilineo, que, sim, é o caso dos endormorfos. Abraços!!

  2. Olá,

    Gostei muito de seu post. Parabéns!!!

    Deseja Ter Músculos de Forma Rápida e Saudável?

    Conheça Este Sensacional Método Simples Prático e Obtenha Resultados Incríveis!!!
    http://www.comoganharmusculos.vai.la

    ENTRE EM NOSSO SITE E CONHEÇA OS DETALHES…

  3. Boa noite !!!
    Pessoal gostaria de saber como ficar ou com tanquinho ou um pouco forte em um mes pois irei para o Rio e quero que as pessoas vejão eu bonito na praia !!!

    espero uma resposta mais rápido possivel !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: