VOCÊ SABE QUAL É O SEU TIPO DE PISADA? SAIBA COMO ECOLHER O TÊNIS IDEAL.


Boa noite, Bom dia, Boa tarde!

Mais uma semana se iniciando, algumas escolas  já reiniciam suas atividades com os alunos amanhã!

As escolas estaduais e algumas particulares começam com os alunos no dia 8 de fevereiro, mas os professores já retornam nesta segunda.

É isso, temos mais um ano pela frente! Que ele seja bom!

O assunto escolhido para escrever aqui no blog hoje tem tudo a ver com a minha vida atualmente.

Desde final de Agosto, estamos ( uma amiga e eu), fazendo um treinamento, acompanhado por um profissional, de caminhada e corrida.

Desde então, estamos aumentando gradativamente o ritmo, de acordo com a prescrição que nos foi passada.

Quando se começa a pensar em exercícios físicos, principalmente, caminhada e corrida, acredito que uma preocupação vem a cabeça: Que tipo de tênis é o ideal para esta prática?

Sempre quando ia comprar um tênis, antes de começar a fazer os treinos, pedia um tênis confortável, com amortecedor, enfim, um bom tênis.

Mas até hoje ninguém, nenhum vendedor,  havia me questionado a respeito de qual é o tipo da minha pisada, aliás, fiz quarenta anos, e só agora descobri isso.

Realmente uma total ignorante sobre este assunto.

Investi um pouco para fazer estes treinos, comprei um monitor cardíaco ou frequêncímetro, roupas adequadas e um tênis.

Comprei um  de uma  marca que é considerada uma das melhores para corrida e caminhada, melhor por quê??

Justamente porque tem vários modelos que são indicados para esta prática esportiva. Mas ao chegar na loja a vendedora só me mostrou uma infinidade  de modelos, cores, etc.

Experimentei, comprei. Mas neste momento não fui alertada que deveria  saber qual é o tipo de pisada que tenho, para melhor escolher o calçado para os meus treinos.

Ao olhar o solado deste tênis, após uns três meses de uso, percebi que um lado esta bem mais gasto. Pensei: “Deve ter um tênis que é mais adequado”!

Fui para a internet pesquisar, foi então que descobri, que  existem  sim tipos diferentes de pisada, e por isso mesmo, uma infinidade de  tênis, cada um indicado para determinado tipo.

Ocorre que ao comprar um tênis que seja ideal para seu tipo de pisada, você estará evitando problemas como lesões, por exemplo. 

Ao me informar na internet identifiquei meu tipo de pisada, mas mesmo assim, fui a uma loja especializada em tênis e fiz o teste, constatei que as minhas suposições estavam certas, e já vi também qual é o tipo de tênis que devo usar.

Vou postar aqui algumas dicas para que você descubra qual é o seu tipo de pisada, mas é lógico que ao ir comprar um tênis, faça um teste numa loja!

Qual o tênis ideal para o seu tipo de pisada?


TIPOS DE PISADA

Neutra
– Inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e, então, ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé.
– Calçado ideal: entre amortecimento e estabilidade.

Supinada
– A pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
– Pé supinado é, em geral, muito rígido.
– Calçado ideal: aumento do amortecimento e da flexibilidade.

Pronada
– Aquela em que a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
– A pronação é um problema de hipermobilidade .
– Calçado ideal: menos flexível, mais estabilidade e controle do movimento (retropé).

COMO ESCOLHER O TÊNIS IDEAL?

Em primeiro lugar, é preciso entender que os tênis de corrida, em geral, são agrupados em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. O que de fato vai nos interessar são as três primeiras categorias.

CONTROLE DO MOVIMENTO
– São os mais rígidos.
– Geralmente, são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte.
– Você deve preferir este tipo de tênis caso tenha um grau de pronação muito acentuada.

ESTABILIDADE
– Estes tênis possuem uma boa estabilidade, mas não deixam totalmente de lado o amortecimento. Amortecem o impacto, pelo menos no calcanhar, e sua estrutura procura minimizar o movimento de pronação , estabilizando o pé após seu contato com o solo.
– Geralmente indicado para pronadores leves a moderados, mas corredores neutros e supinadores leves podem optar por modelos dessa categoria, desde que o nível de amortecimento seja adequado ao seu peso.
– Solado semi-curvo.

AMORTECIMENTO
– Amortecimento: está do outro lado do espectro em relação à categoria Controle de Movimento.
– Tem como principal objetivo amortecer o impacto com o solo.
– Os supinadores, que normalmente têm o pé mais rígido (e portanto menos eficiente como amortecedor natural), vão encontrar aqui os modelos mais adequados. Corredores de pisada neutra também podem se satisfazer com esse tipo de tênis.
– Solado curvo ou semicurvo para estimular os movimentos dos pés.

Interessante não é mesmo??

Sempre estamos aprendendo!  Bom mesmo é sempre estarmos aprendendo com aquilo que fazemos!!

Hoje corri 49 minutos, foram 7.400 km. Tudo dentro da prescrição.Com a frequência cardíaca controlada.

Muitas pessoas tem me perguntado sobre este treino. Se estiver mesmo disposto(a) a começar, procure um profissional, faça uma avaliação e comece, não perca tempo!

Tem coisas que só quando fazemos ou passamos por elas é que passamos a ter a verdadeira noção do bem que fazem!

Pois eu posso dizer: “É MUITO BOM”!!!

É isso, boa semana para nós…

Fique bem..Fique com Deus!

Super beijo,

Márcia

     

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 31/01/2010, em Esporte e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe uma resposta

