Você acha que um dos caminhos para melhorar a educação é uma avalição dos professores??


Boa noite, Bom dia, Boa tarde!!

Estamos em férias, pelo menos quem é professor, mas boa parte das pessoas de um modo geral, está também. O nosso Brasil é assim, “só volta a funcionar mesm0 depois do carnaval”.

Mesmo estando em férias, não paramos de “pensar”, de trocar ideias, querendo “resolver” os problemas do mundo.

Mas especificamente nesta semana que passou,  acompanhei pela RPC, um pai de Londrina, que procurou o Núcleo Regional de Ensino daquela região, para reclamar porque o filho dele, que teve notas baixíssimas durante o ano todo, foi aprovado pelo Conselho de Classe.

Uma situação bem inusitada, pois o que vemos nesta época, geralmente são pais recorrendo porque o filho foi reprovado!

Levantaram então a polêmica a respeito do sistema de avaliação das escolas públicas estaduais. A nossa Secretária de Educação foi duas vezes até a emissora para comentar os fatos,  disseram que leram mais de 2.000 e-mails de professores, sem falar nas ligações que receberam.

Um professor(a), aqui de Cascavel e outro(a) de Curitiba até gravaram um depoimento, o daqui da nossa cidade disse que trabalha numa escola em a aprovação é automática, só reprova  se tiver muitas faltas e o de Curitiba disse que segundo ordens do diretor da escola, até corretivo usou no livro de registro de classe para alterar nota de aluno para ser aprovado.

É realmente muito complicado comentar estes dois depoimentos de tão absurdos que são, as questões que poderia levantar são inúmeras, mas deixo para você refletir!.

Trabalho com a Sala de Apoio à Aprendizagem desde que foi implantada nas escolas públicas, a 6 anos. Para quem não sabe é parecido com o que as escolas Municipais chamam de contra turno, inclusive funciona no turno contrário ao que o aluno estuda,  só que nesta sala, trabalhamos com as defasagens de conteúdos que o aluno tráz das séries iniciais e por conta disso, não consegue acompanhar a 5ª série.

Acontece que a cada ano que passa, os alunos tem chegado a 5ª série com grau de dificuldade maior, “problemas” que deveriam ter sido sanados e foram se agravando com o acúmulo de conteúdos que estão “tentando” passar,  e estão “esquecendo” do básico, “alfabetizar”.

A situação esta cada vez pior! Então, quando chegamos ao final do ano, no Conselho de Classe, às vezes fica até complicado! Mas sempre leva-se em conta o histórico do aluno, a evolução que teve ou não. O que é  certo é que o nível esta, a cada ano, pior.

Acredito que muitas são as coisas que tem que mudar na educação como um todo, desde as séries iniciais.

Muita coisa tem se feito, isso tem que ser falado também. O s professores, especificamente, aqui no Paraná, tem tido a aportunidade de fazer cursos, sejam presenciais ou on line,  o PDE esta aí, com inumeros professores afastados de sala de aula, estudando.

Os laboratórios de informática da maioria das escolas esta funcionando, as salas de aula estão equipadas com as TVs Pendrive, isso tudo “ajuda” o professor na sua aula, mas infelizmente, nem tudo isso é aproveitado.

Falta um pouco de tudo!

Mudanças no sistema de avaliação do aluno; compromisso da família com a vida escolar do filho; responsabilidade de todos que estão envolvidos  com a educação, seriedade!

Eu sei que todo este assunto é polêmico, e tudo que se fale, há um ponto positivo e outro negativo.

Tramita na Câmara projeto que institui o Enameb (Exame Nacional do Magistério da Educação Básica) para avaliar o desempenho de professores em escolas públicas e privadas.

O Enameb, de acordo com o texto, será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino estaduais e municipais. A cada ano, apenas uma das categorias de docentes deve ser avaliada: os da educação infantil; os dos anos iniciais do ensino fundamental; os dos anos finais do ensino fundamental; os do ensino médio; e os da educação de jovens e adultos e da educação especial. Dessa forma, o ciclo de exames se completaria em cinco anos.

A inscrição e a participação no Enameb serão voluntárias e gratuitas. Além disso, os sistemas de ensino poderão utilizar os resultados do exame como parte da avaliação de desempenho do professor e também para progressão na carreira. O exame poderá servir ainda para traçar o perfil dos docentes e suas condições de trabalho.

* As informações são do UOL Educação.

Em vários países em que a educação esta no TOPO, claro que com muitas coisas diferentes do que aqui no Brasil, os professores são avaliados em sala de aula mesmo, e o aumento ou nao  do seu salário, depende exclusivamente disso.

Gostaria de saber a sua opinião sobre o assunto, vote na enquete ou deixe um comentário:

  

É isso, mais uma semana pela frente!

Que ela seja proveitosa!

Fique bem!

Fique com Deus!

Super beijo,

Márcia

 

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 11/01/2010, em educação e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. sabe marcia nos meus tempos os alunos faziam de tudo p/ aprender tinha-mos ate competiçao p/ saber q tirava nt mais alta; hoje os professores tem medo dos alunos, pois nao existe respeito, os alunos de hoje fazem o q bem entendem e as coisas acabam em pizza pq sera? a culpa nao seria de nossos governantes? pq se vota aos 16anos o q eles entende disso, hoje a mioridade e depois dos 21 anos, se pode votar aos 16 anos q assumem seus erros e paguem por els na cadeia e nao batendo nos professores a quem quer educalos infelizmente na a o q fazer a nao ser esperar, pr ver no q v dar esse monte de nada: me sinto envergonhada de ver tanta coisa errada e nao poder fazer nada, isso p/ mim e o fim de nossa humanidade e so ligar a tv ou jornal p/ ver as babaridades q o mundo nos mostra crianças de 11 anos gravidas, menores crianças de tudo mata, rouba, fuma drogas pesadas, mata pais, e por ai vai e muinta sugerada me sinto enojada com o q vejo no dia a dia nem tem mais comentarios so tenho do dos professores q tento sofrem e isso amiga sem mais palavras, uma boa noite sandra.

  2. Parabéns pelo seu Blog.
    Gostaria de pedir ajuda para divulgação de meu Blog e da campanha lançada “Seu Talento Pode Ajudar Alguem”.
    http://www.maniakids.com.br/blog

    Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: