Dicas para cumprir suas metas em 2010!


Boa noite, Bom dia, Boa tarde!

Primeiro post do ano de 2010. Nossa, demorou para sair este!

Estou pensando no que escrever a alguns dias, muitos assuntos me vieram  a mente, muita coisa ruim acontecendo ou não, pois são RUINS para quem?De que ponto de vista são ruins? Para quem serão ruins?

Costumo dizer que  podemos aprender com tudo o que acontece na nossa vida.

Mas vamos lá, estamos no início do ano de 2010, é comum “programarmos” o nosso ano, as nossas metas…

Você costuma fazer lista de metas para o ano novo? Ou é daquelas pessoas que nem prepara a lista porque já sabe que não vai conseguir cumprir tudo? Pois saiba que a forma que preparamos nossas metas já define se conseguiremos cumpri-las ou não. Veja as dicas que o consultor Renan Chagas nos dá:
Na década de 1960 a Organização das Nações Unidas elaborou uma pesquisa para descobrir as características comuns às pessoas bem sucedidas. Com base nos estudos do psicólogo David MacClelland (1917 – 1998), da Universidade de Harvard, a ONU criou o seminário Empretec. No Brasil, o curso é aplicado pelo SEBRAE.

O consultor Renan Chagas, da
Grow Up Ciência em Gestão, montou sua empresa em 1996, em parceria com o SEBRAE. Ele gerencia projetos empresariais focados no crescimento sustentável e na capacitação profissional.

Formado em Engenharia Eletrônica pela PUCRS e pós-graduado em Gestão em Vendas pela ESPM. Ele planejou durante 10 anos para enfim fundar sua empresa, que hoje conta com uma equipe multidisciplinar.

Na pesquisa, a ONU descobriu que toda pessoa de sucesso estabelece metas e elabora planejamentos. A elaboração das metas deve seguir a fórmula SMART (esperto, em inglês).

 

Específica – deve ser detalhada para parecer o mais real possível
Mensurável – tem ter condições de medir a meta, para saber se chegou nela, e se não chegou quanto falta para isto acontecer
Atingível – a meta não pode ser muito difícil, “tem que ter cheiro de ser possível chegar lá”
Relevante – não pode ser muito fácil, a ponto que não faça diferença
Temporal – que dia, mês e ano a meta deve ser atin
gida

Por exemplo, trocar de
carro no ano que vem não é uma meta específica. Você tem que escolher o modelo exato de carro que quer adquirir (específico), quanto ele vai custar, qual vai ser a diferença na troca do seu usado (mensurável), quanto você pode poupar por mês para conseguir comprá-lo (atingível), e estabelecer uma data limite para estar de carro novo (temporal). A meta deve ser escrita a caneta, ter data e ser assinada.

“A assinatura é um rito de comprometimento, um contrato consigo mesmo”, explica Chagas.Não importa quais  serão estas metas, um emprego novo, uma casa nova, economizar dinheiro, emagrecer, arranjar um (a) namorado (a)? Ok, então especifique. Qual emprego você quer? Onde você quer morar? Em que você vai investir o dinheiro aplicado? Quantos quilos quer emagrecer? Quais as caracteríticas deve ter a pessoa que você quer namorar?Se quer emagrecer e tem muita dificuldade em pararde comer doces os facilitadores podem ser, por exemplo, organizações como a Vigilantes do Peso, nutricionistas, restaurantes light perto do seu local de trabalho, academias ou qualquer outro exercício físico que possa fazer num parque, enfim, se você tem um cachorro que possa passear mais com ele.

O mesmo vale para outras metas. Se a meta parecer inatingível, ela deve ser desdobrada em metas menores, que tenham “cara” de atingíveis. Sonhos e desejos são mais difíceis de serem atingidos por que não são detalhados. Transforme seus sonhos em metas.

É comum não contar aos outros sobre os objetivos pessoais com receio da inveja e do olho gordo. “A maioria das pessoas gosta de estar ao lado de gente de sucesso e quer ajudar o outro a ser feliz”, esclarece o consultor. “Enquanto uma minoria é invejosa e pode te prejudicar”, acrescenta. “Quando eu declaro minha meta para os outros, ela começa a ficar mais consciente para mim e abro espaço para quem puder me ajudar”, finaliza.

PLANEJAMENTO

A segunda etapa é o planejamento. Deve se listar os fatores que facilitam e os que dificultam o processo. Se sua meta é emagrecer x quilos em um período y. Os dificultadores podem ser, por exemplo, o fato de não almoçar em casa e ter dificuldade de seguir uma dieta pré-estabelecida, ter uma genética que tende a engordar com facilidade .

“Deve-se olhar para o cenário, olhar para nós mesmos, para nosso redor e identificar fatos que podem nos ajudar e fatos que podem nos atrapalhar,” explica o consultor. “Não confronte os obstáculos, desvie deles, e concentre-se nos facilitadores”, completa. Feito o planejamento, se estabelece o passo a passo.

Para promessas mais difíceis como parar de fumar ou parar de beber, estabelecer metas menores ajuda na hora de cumpri-las. Não estabelecer  metas muito complicadas, ter calma e paciência vão ajudar a colocar em prática.

Erros Comuns

Se a meta não possui todas as características SMART, fica bem mais difícil de cumpri-la. Dois erros comuns são ou a meta não está muito específica, ou não é possível mensurá-la. Por exemplo, “ano que vem quero ser mais feliz”. Como não se pode medir felicidade, o foco está no que lhe deixa feliz. Renan Chagas tem um exemplo pessoal. “Eu e minha mulher adoramos
viajar. Quando montamos nossa empresa, ficamos oito anos sem tirar férias. Até que um momento nós decidimos colocar uma meta para tirar férias uma vez por ano e viajar. Há pouco estabelecemos a meta de tirar duas férias por ano, uma fora do país e uma no Brasil. Mas temos que bloquear a agenda uns 4 meses antes.”

E se não conseguir concluir a meta no prazo estabelecido? Desdobre em metas menores e trace um novo prazo.

Concluiu a meta? Crie outra imediatamente. E não se esqueça de comemorar! “Quando eu comemoro o feito é como se eu estivesse avisando ao meu cérebro e ao meu emocional que é bom atingir metas”, esclarece Chagas.

Eu estou fazendo um treinamento  de caminhada e corrida, desde o final de agosto, e não me canso de falar sobre isso.

Hoje pela manhã corremos 35 minutos sem intervalos, quando cheguei em casa coloquei no meu msn, comemorei mesmo! Porque é importante para mim esta conquista, estou vencendo obstáculos, pois sempre fui uma pessoa muito “parada”!

Tracei minhas metas para 2010, lógico que continuar com o treino é uma delas, tem outras, não muitas, mas fundamentais para meu bem estar.

Fazer coisas por mim, dedicar  um tempo para mim! Também são prioridades na minha vida!

E você, já definiu algumas metas para o seu novo ano??

Bem vindo, 2010!!

Bom ano para nós!

Fique bem!

Super beijo,

Márcia

 

 

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 07/01/2010, em vida e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Marcus Nunes

    Marcia, existe uma rede social para listar metas também. O link é http://www.56coisas.com

  2. sao varias metas enteressantes e tudo q disse tem sentido, temos q penssar nas metas a seguir e descobrir quais serao as melhores foi muito bem explicada suas metas, penssarei no assunto.

Deixe uma resposta

