Corrida de São Silvestre- A corrente do BEM!


Bom dia, Boa tarde, Boa Noite!

Quase acabando, 2009 esta terminando… 2010 esta apontando logo ali, mais precisamente daqui a dois dias.

Que coisa interessante isso, não é verdade??

O ponteiro do relógio dá um “click” e nós estamos em 2010!! Parece mágica!

Para este momento “mágico” da virada, cada um se organiza de uma maneira. Com a família, com os amigos, sozinho(a)…fazendo planos para o próximo ano ou não.

Muitas pessoas, alías, este ano quase 21.000, optaram e vários destes, fazem isso a muitos anos, por passar o último dia do ano correndo na maior prova de corrida da América Latina, a Corrida Internacional de São Silvestre que já esta na sua 85ª edição. Com um percurso de 15 quilômetros saindo na Av. Paulista, no MASP e com chegada  no prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Av. Paulista.

Mas o que leva estas pessoas, homens, mulheres e  crianças, a participarem de uma  prova destas?

Em primeiro lugar, existem várias pesquisas publicadas recentemente que mostram como o número de adeptos desta prática tem crescido no Brasil, o próprio número de inscritos na São Silvestre é um retrato disso! Para ser mais precisa neste ano, aumentou em 20%  o número de pessoas que estão correndo.

Mas, por que correr? Este tema já foi abordado por mim aqui mesmo no blog, levantei na época  diversos motivos, pessoais, lógico, mas muitos deles bem parecidos ou iguais a de outras  pessoas.

Nas matérias que tenho lido a respeito dizem que  além de ser um excelente exercício para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico, a corrida proporciona sensação de prazer a seus praticantes devido a liberação de endorfinahormônio produzido durante a corrida que também melhora a qualidade do sono.

Adrenalina (combate o estresse), cortisol (atua como anti-inflamatório), glucagon (aumenta glicose no fígado) e GH (hormônio do crescimento que transmite bem-estar) também são liberados durante a corrida.

Outro fator fundamental para o crescimento dessa modalidade é o baixo custo para tal prática. Um par de tênis apropriado e uma roupa confortável já são itens suficientes para dar início a esse exercício, além de que a  corrida poder ser praticada a qualquer hora e lugar, sem a necessidade de estar matriculado em academia ou clube.

Para quem acompanha a leitura dos meus posts sabe que este ano, iniciei  um treinamento que envolve caminhada e corrida. Nunca fui adepta de academia  e  o treino que tenho feito tem me proporcionado muitos benefícios, em todos os sentidos, até já andei participando de uma prova, claro que nada parecido com  São Silvestre, mas quem sabe no próximo ano??

Acredito que muitos são os motivos que motivam as pessoas a participarem de um evento como a São Silvestre, desde o prêmio, o reconhecimento como atleta de elite, enfim…

Mas estes, são a minoria, a maioria esta lá por outros motivos, que podem ir desde vencer mais desafio pessoal, experimentar novas emoções, determinação, disciplina..

O que é certo, e eu, posso falar/escrever isso com muita propriedade, uma vez que é que o estou sentindo, é que se você começar a correr não vai parar mais, porque o retorno que terá   vai ser muito bom, e como disse antes, com um custo quase zero se comparado a outras práticas esportivas.

Outra coisa bem interessante é que você é estimulado e estimula outras pessoas a começarem também, ou seja, é ” UMA GRANDE CORRENTE DO BEM”, que vai aumentando a cada dia.

A São Silvestre é isso! Não importa os motivos particulares  de cada um, mas estão lá porque foram “contagiados”, e vão contagiar outras pessoas, e outras …e outras….

Eu fui contagiada este ano! E espero que no próximo, muitas outras também sejam!

Hoje  o dia esta chuvoso em Cascavel, mesmo assim fui para o meu treino no LAGO, começando com caminhada e correndo 33 minutos!

Em Agosto, quando comecei a treinar, para correr 3 minutos era um “sacrifício”, hoje ,correr 33 é uma alegria!

Que esta alegria seja nossa companheira em 2010! Que possamos “contagiar” todos que estiverem próximos  e que queiram ser contagiados, porque este é um detalhe, mas muito importante, VOCÊ  TEM   QUE  QUERER!!

Que a corrente do Bem  SE ESPALHE e leve alegria para 2010!

“VIVA LA VIDA”

Que os atletas da São Silvestre tenham uma super corrida!

Que esta energia se espalhe por todos os cantos da cidade, do estado, do país, do mundo..

Fique com DEUS!

Fique bem!

Super beijo,

Márcia

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 30/12/2009, em Esporte, SAÚDE e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Maria Aparecida Fontanella

    Lindas palavras que maravilha se tivessemos mais pessoas pensando e falando coisas boas.
    Para você e sua familia um super 2010 cheio de luz e muito amor.
    Maria Aparecida 03/01/2010

  2. otimo seu blog e suas palavras felicidades p/ vc tambem feliz 2010 um grande beijo de sua amiga virtual sandra. xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Deixe uma resposta

