Resultado positivo sobre o Bullying e nossos alunos na segunda fase da Unioeste..


Boa noite…Bom dia…Boa tarde!!

Em ritmo de férias….só em pensar “nelas”  já  é  bom, mas com certeza curti-las, é muito melhor!

Mas enquanto este período não chega, continuamos na “labuta”, vamos  “aprontando”.

Hoje começamos as matérias que farão parte da sétima edição do Jornal Costa e Silva Em Foco – www.jornalcostaesilvaemfoco.wordpress.com– fomos visitar o Abrigo São Vicente de Paula no Bairro Jardim Maria Luiza, onde o colégio esta localizado.

Os alunos da dança, da sala de recursos e do jornal (todos fazem parte do Programa Viva Escola), a professora Deborah, a Maria Iraci e eu, fomos ,debaixo do sol escaldante das 14 horas, a pé, assim já começamos nosso treino de hoje, conversamos com os idosos, entrevistamos, tiramos fotos, os da dança se apresentaram, enfim, foi uma visita muito interessante em todos os sentidos.

Também trabalhei com as duas sétimas séries da manhã, A e B, em grupos, para montarmos um arranjo de mesa para o jantar de confraternização da escola.

E este, foi realmente em grupo, pois coube a cada um montar uma parte do anjo (este será o arranjo), foi muito bom vê-los trabalhando.

Nestas horas, uma das coisas que mais gosto de fazer, é observar,  acredito que conseguimos perceber  muitas habilidades que não observamos em outra dinâmica da sala de aula, e olha que eles sempre nos surpreendem.

Me surpreendi, na verdade, fiquei feliz,  com uma situação que vivi ontem em uma sala de quinta série. A alguns meses, dois ou três, recebemos um aluno novo.Logo as duas primeiras aulas dele foram comigo, já percebi que o diálogo seria impossível, pois só “resmungava”, nem percebia-se os lábios mexerem.

Na primeira oportunidade, fui a Coordenação e procurei saber os motivos da vinda dele para o nosso colégio, qual era a sua dificuldade. Fui informada que sofreu muito “Bullying”, provavelmente nas escolas anteriores, o motivo?? Esta acima do peso.

Fiz uma intervençao na sala de aula, naquele dia mesmo, pois o aluno pediu para ir ao banheiro e neste momento aproveitei para conversar com a turma sobre a maneira que deveriam receber o novo colega, como seria a melhor maneira de acolhê-lo. A turma foi  bastante receptiva e nas  aulas subsequentes observei-o,  até mesmo em atividades em grupo, ele sempre estava com um colega.

Na hora do intervalo, ainda fica um pouco sozinho.Mas já o vi várias vezes conversando, rindo com os colegas, ou seja, já esta realmente se comunicando.

No dia 20 de novembro, por ocasião da reflexão sobre a “Conscinência Negra”,  fizemos um desenho com uma frase sobre o assunto, o dele foi um dos destaques da sala, pois desenha muito bem.

Comentei sobre isso com outra professora, que o elogiou em uma ocasião.

É  claro que  várias outras intervenções estão sendo feitas pelos colegas professores, equipe pedagógica, direção..

Mas o  que me deixou muito feliz, foi que na aula de ontem ,estávamos fazendo a leitura coletiva de um texto e chegou a vez dele, quando interroguei-o se gostaria de ler, ele disse que sim, e leu…um pouco baixo, claro, mas leu!!!!

Não tive como não  interronper a leitura e dizer que estava muito feliz com o avanço dele na nossa escola, imagine, quase chorei!!! (coisas de Márcia).

Para vencermos estas barreiras que são colocadas na vida de algumas pessoas, nós, enquanto escola, se nos unirmos, conseguiremos  bons resultados.

Bons resultados também vieram com a primeira fase do vestibular da UNIOESTE, vou postar o nome dos nossos alunos que se classificaram para a segunda fase:

3º A

1)Muriel Zampiva- 3º lugar em Odontologia (nossa aluna desde a 5ª série)

2)Tereza Jaqueline da Silva- 8º lugar em Pedagogia

3)Ginara Freitas – Pedagogia

4)Guilherme Bonatto- Contábeis

5)Denise Maiante- Administração

6)Jéssica Moreira Lopes- Biológicas

7)Kássia P Beltrame Oliveira- Biológicas

8)Estela M. L. da Silva- Enfermagem

9)Denner Specian da Silva- Direito Civil

3ºB

10)Roberto Visinoni- Contábeis

11)Paula Moreira Henz de Lima- Administração

12-Pryscilla Mendes da Silva- Engenharia Agrícola

Parabéns a todos!

Foco na segunda fase agora! Estamos torcendo por vocês!!

Se tiver algum nome escrito errado, desculpem-me, mas podem deixar um recadinho que já faço a correção!!

Comento também, uma matéria que vi num jornal do meio dia de uma Tv daqui da cidade.Eles mostraram alguns vídeos de brigas que aconteceram nas escolas e que foram registradas por celulares de alunos. Em um,aparecia um professor/a, que não foi separar.

A repórter comentou a atitude do educador e também  entrevistaram um aluno que disse que o professor/a deveria separar a briga. Gostaria de saber a sua opinião sobre este assunto, vote na enquete, por favor.

 

É isso, muitas coisas a serem feitas ainda…

Fique bem,

Super beijo,

Márcia

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 01/12/2009, em educação, Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Ufa! Quanta coisa… E ainda tem mais! Poucas semanas de aula ainda restam , mas, há ainda muita água pra rolar… Em especial dos nosso olhos de professores quando nos deparamos com as dificuldades superadas e as consquistas de nossos alunos, que também são nossas. Bjinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: