O QUE MUDA NO ENEM DOS DIAS 5 E 6??


             P5270047                                               Boa noite, Bom dia, Boa tarde!!

Fim de domingo e com um clima um pouco mais agradável, já que caiu uma chuva em Cascavel nesta tarde, comecei a pensar sobre o que escreveria  aqui no blog..

“Apagão….acidente no viaduto da RODOANEL….  caso da loira da Uniban….reunião ambiental de Copenhague”…enfim, estes e tantos outros que foram “manchete” durante a semana, todos eles já bem destacados pela mídia e comentados pelos devidos “entendidos” nos assuntos. Então achei bem mais interessante falar sobre as mudanças do ENEM.

O s vestibulandos de todo o país, 4,1 milhões de inscritos, tiveram que passar no mês passado por mais um estresse quando a prova que seria aplicada “vazou”.

O calendário de 16 grandes Universidades brasileiras teve que se adaptar, inclusive atrasando o início do ano letivo em 2010, já a Universidade de São Paulo, manteve seu calendário e decidiu nao levar em conta o ENEM, uma pena realmente. Muita gente saiu perdendo, inclusive a credibilidade do ENEM  e de seus organizadores ficou abalada.

Mas pelo menos uma vantagem o roubo da prova teve porque proporcionou aos estudantes, uma vez que as questões foram divulgadas, a oportunidade de saber exatamente as mudanças do ENEM, já que este é o primeiro exame dentro  desta nova visão.

A pedido da revista Época, especialistas analisaram as  360  questões da prova ,  inclusive a redação, e publicaram alguns conselhos sobre como se preparar.

*O aluno não precisa mais saber na ponta da língua uma montanha de conteúdos, o essencial é ter habilidade para, a  partir de itens básicos de matemática, física, química, biologia, português, história e geografia, resolver problemas da vida real, esta, ao que parece, talvez seja  a principal mudança para quem quer tentar uma vaga.

As escolas públicas já vem a muito tempo trabalhando as “habilidades” do aluno, mas as particulares, nao. E o mais curioso ainda, para  não dizer contraditório, é que as universidades, e principalmente as públicas,  não cobravam a sua prova de vestibular neste formato.

Ora, é sabido que as Universidades Públicas são as melhores e justamente por serem “públicas” quem deveria estar estudando  nelas deveria ser o estudante vindo do Ensino Médio público, mas isso não acontecia/acontece, eles acabam indo para as Particulares, tendo que “bancar” mensalidades exorbitantes.

Essa era sempre uma interrogação, por que esta contradição???

E olha que as escolas públicas já vem trabalhando com as habilidades, ou seja, esta reformulação já aconteceu a muito tempo, por que só agora esta mudança?

Mas ela esta aí. Já ouvi dizer que na Educação tudo demora muito, mas o mais lamentável é constatar isso  no dia a dia.

Uma das outras análises feitas pelos especialistas é que o aluno  precisa se preocupar especialmente com a interpretação de texto, tabelas e gráficos, sobre as quais deverá conseguir raciocinar, quase 70% da prova exige “interpretação de texto”, cerca de 30% exige exclusivamente conteúdo.

No link abaixo, você poderá ler  9 dicas para se sair bem no ENEM, inclusive com comentários sobre a redação, aproveite, prepare-se!!

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI104442-15201,00-DICAS+PARA+SE+SAIR+BEM+NO+ENEM.html

Andei lendo também sobre as soluções que outros  países usam para selecionar o candidato para a universidade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, assim como em boa parte da Europa, existe  um exame único (SAT 1), feito por estudantes que concluiram o Ensino Médio, ele é aplicado 3 vezes por ano e tem uma espécie de segunda fase para testar as habilidades específicas, em alguns cursos.É feito on line.

Além disso, as melhores universidades, como a tradicional Harvard, considerm o histórico do aluno, pedem cartas de recomendação dos professores e analisam atividades extracurriculares, como trabalho voluntário.

Isso é muito bom, porque acaba “amarrando” toda a vida escolar do educando, não só na escola, como seu comportamento perante a sociedade.

Por aqui, o que temos que ter em mente é que  o ENEM, além de alterar os critérios de avaliação, também vem sendo trabalhado pelo MEC para substituir- gradativamente, total ou parcialmente, o vestibular tradicional.

Sabendo o que vem pela frente, cabe a nós, prepararmo-nos para conseguirmos bons resultados. Vejo uma luz no fim do túnel!

Será que estamos caminhando para uma educação de qualidade?? “Antes tarde do que nunca”!

Boa semana para nós..

Muita paz..

Fique bem..

Super beijo.

Márcia

Não deixe de ler a nossa sexta edição do jornal;

www.jornalcostaesilvaemfoco.wordpress.com

 

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 15/11/2009, em educação, Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. MARCIA SEU BLOGUE ESTA EXPETACULAR, MUITAS NOVIDADES AOS ESTUDANTES, RESTA SABER SE ELES REALMENTE QUEREM ESTUDAR POIS EM SP A COISA E BEM DIFERENTE ATE OS PROFESSORES APANHAN DOS ALUNOS EXISTE FACILIDADES MAS ELES SO APRENDE O Q NAO PRESTA ISTO E MUITO TRISTE ESTUDO ESRA NO MEU TEMPO Q AS PROFESSORAS ERAM TRATADAS COMO O NOSSO MESTRE DE ENSINO HOJE NAO VALORIZO O TIPO DE ESTUDO EMPREGADO POR ISSO HOJE ELE NAO TEM VALOR ALGUM P/ MIM, DESCULPE-ME ALGUNS ERROS E QUE ESTOU APRESSADA /FAZER ALMOÇO, NINGEM MERECE BEIJOS SANDRA SAUDADES.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: