Férias de inverno de 30 dias em 2010 e filme A onda- uma história real…


Boa noite, Bom dia, Boa tarde!

Calor de 34 graus hoje em Cascavel, dia super bonito, céu azul…As chuvas pararam, e ao que parece estamos tendo uma  idéia do que será o nosso verão. Preparemo-nos!!

Visitando o portal do Dia a dia educação,   http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/index.php?PHPSESSID=2008090920413660 , li que as aulas nas escolas da rede pública estadual, referentes ao ano letivo de 2010, começam no dia 8 de fevereiro. As atividades escolares que envolvem professores, no entanto, serão iniciadas no dia 1º de fevereiro.

As férias escolares de inverno ficaram definidas para o período de 19 de julho a 15 de agosto, em atendimento à recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, devido à transmissão sustentada do vírus da Influenza A H1N1. O término do ano letivo está previsto para o dia 22 de dezembro. O novo calendário será publicado no Diário Oficial número 8.089 do dia 3 de novembro de 2009.

É isso, voltaremos a ter 30 dias de férias no meio do ano, começando um pouco mais tarde e voltando no meio de agosto, vale a pena programar uma super viagem e curtir, de preferência bem longe do frio e do vírus da “gripe”.

A nossa vida, em todos os momentos é marcada pelos “encontros” que temos com as pessoas, e dependendo de quem encontramos  podemos mudar um momento, um dia, um mês, um ano, uma vida!!

Uma dessas pessoas que encontrei este ano, recomendou-me um filme- “A ONDA”,  dizendo que já teria visto uma versão que saiu para a televisão em 1981, e um remake que saiu em agosto deste ano.

A ONDA  aborda, entre  tantas outras questões, a relação professor-aluno.

Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967, o filme alemão “A Onda” conta a história de Rainer Wegner, professor de ensino médio que pretende ensinar seus alunos sobre autocracia.

 Numa aula de História, a aluna pergunta ao professor como os alemães puderam ser tão coniventes com o nazismo. O que poderia justificar ou explicar a adesão a algo tão nocivo à humanidade?

De bate-pronto, nem o docente sabia, mas ele se propôs uma investigação extremamente dolorosa, principalmente a seus alunos.
  

 Pouco a pouco, suas aulas passaram por uma imensa modificação. Aos avacalhados alunos era exigida uma melhor postura não só física como moral. Disciplina era a palavra da vez, dela se desdobrando outros conceitos, como ordem, força e conjunto. “Força pela disciplina”.

Rapidamente os alunos foram induzidos a se acreditarem melhor do que eram antes. O grupo que eles estavam formando, a Onda, se mostrou forte e impetuoso; exatamente o oposto de seus integrantes – fato este que se lhes acentuou a importância do grupo.

Não tardou, porém, para que os problemas começassem a surgir.
 

Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle.

Vivemos numa sociedade de controle, somos controlados por todos os lados. Este filme  nos mostra e “alerta” para estes poderes exercidos sobre nós.

Para a sociedade como um todo, vale questionar-se: Isso é bom ou não?

“A onda’ têm a virtude de levar o telespectador a não ficar indiferente aos fenômenos de massificação, fanatismo e intolerância do ser humano.

O  filme é um sério alerta para  o risco do “sujeito” perder a “liberdade” e “autonomia”, submetendo-se incondicionalmente ao poder do grupo, sua “causa absoluta” veiculadas por slogans e palavras que ordenam uma ação automática, fazendo desaparecer o sujeito, as suas vontades, as suas idéias.

Conscientiza a formação de “grupites” de adolescentes e gangues potencialmente intolerantes e criminosas.

Se fosse “analisar” e nem tenho esta pretensão,  todas as possibilidades que o filme nos mostra, me estenderia muito.

Encontrei no youtube o filme da primeira versão, tem duração de 48 minutos. Vou colocá-lo aqui, para que  você possa assistir e dar a sua opinião.

Assim que encontrar o remake, posto aqui. Nas locadoras que procurei, não encontrei, mas ficaram de pedir.

De qualquer forma, com esta versão você já terá uma idéia do que foi A ONDA.

Aqui coloco o trailler do remake lançado este ano.

Este é o discurso do professor na última cena do filme:

“Vocês trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocês teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente iriam vestir uma farda, virar a cabeça e permitir que seus amigos e vizinhos fossem perseguidos e destruídos.

 O fascismo não é uma coisa que outras pessoas fizeram. Ele está aqui mesmo em todos nós. Vocês perguntam: como que o povo alemão pode ficar impassível enquanto milhares de inocentes seres humanos eram assassinados? Como alegar que não estavam envolvidos. O que faz um povo renegar sua própria história? Pois é assim que a história se repete.

 Vocês todos vão querer negar o que se passou em “A onda’. Nossa experiência foi um sucesso. Terão ao menos aprendido que somos responsáveis pelos nossos atos. Vocês devem se interrogar: o que fazer em vez de seguir cegamente um líder?

E que pelo resto de suas vidas nunca permitirão que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais. Como é difícil ter que suportar que tudo isso não passou de uma grande vontade e de um sonho”.

Amanhã feriado- Dia de Finados- Que todos os nossos amigos, parentes, enfim, todos os que estão no plano espiritual, tenham encontrado seu caminho de Luz, de Paz….

Espero que tenham gostado do post de hoje, eu gostei muito de escrever…

Agradeço a Deus por ter colocado pessoas tão especiais na  minha vida!

Boa semana,

Fique bem,

Super beijo,

Márcia

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 01/11/2009, em educação, Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: