Movimento do Funk agora é cultura- Prova de literatura brasileira de 2053


Queridos amigos..é sempre bom escrever aqui no blog, aliás em pesquisa feita recentemente constatou-se que  vivemos num ambiente predominantemente  “da oralidade”. (Sociedade oralista)

Segundo a pesquisa, o escrever    é sempre um recurso com características de especialização. Mesmo os universitários usam muito pouco a escrita. Realmente quando fiz uma avaliação, percebi que   sempre li bastante, mas a escrita mesmo, acabava ficando de lado. Neste ano trabalhando com o projeto do jornal e atualizando os blogs (do jornal e o meu) estou me dedicando mais.

Sem falar, que  ando repensando várias coisas na minha vida e a prática da escrita, sem dúvida nenhuma,  será incorporada ao meu dia a dia.

Vou fazer uma simples referência ao dia de amanhã, 7  de setembro. Pensei em várias coisas, mas sinceramente não consegui sentir vontade de colocar as idéias aqui, ou talvez não tenha conseguido organizá-las para que ficasse algo interessante,  quem sabe amanhã.

Mas o que me chamou atenção mesmo nesta semana foi  um 

Projeto de lei que transforma funk em movimento cultural é aprovado no Rio. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou por unanimidade na noite desta terça-feira o projeto de lei que transforma o funk em um movimento cultural e musical de caráter popular. O texto, de autoria dos deputados estaduais Marcelo Freixo (PSol) e Wagner Montes (PDT), seguirá para o governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancioná-lo.

 

“O funk deixa de ser tratado pela polícia para ser tratado pela cultura. Essa é uma grande justiça que a assembleia faz com o Rio de Janeiro”, declarou Marcelo Freixo. “Não tem porque calar o funk porque é som de preto e favelado que quando toca ninguém fica parado”.

O projeto de lei aprovado assegura a realização de manifestações próprias relacionadas ao funk. De acordo com a norma, os assuntos relativos ao estilo musical devem ser prioritariamente da competência de secretarias ou outros órgãos ligados à cultura. O texto também proíbe qualquer tipo de discriminação e preconceito contra o funk.

“O importante deste ato de hoje é que a partir de agora a gente vai poder dar um tratamento igualitário ao funk, já que lei anterior era muito discriminatória”, disse a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. Ela ressaltou que o funk não é um ritmo reconhecido somente no Brasil, mas no restante do mundo também.

Vou escrever aqui o trecho de uma música tocada nos bailes de funk:

“Mas se liga aí novinha, por favor tu não se engane. Abra as pernas e relaxa. Que esse é o bonde do Inhame. Esse é o bonde dos cria que enfogueta as novinhas. Esse é o bonde dos cria que enfogueta as novinhas.Vai na treta no Nem que a Kátia tá também eeemmm. Larga o Inhame na Silvinha..”

O funk  tem sua origem, o problema é que se  apropriaram do ritmo e infelizmente está associado a bandidagem e  as drogas.As letras, na sua maioria, fazem apologia  ao tráfico de drogas e a pedofilia. Em tempo, “Nem”  que é citado nesta letra é o chefe do tráfico da Rocinha, favela do Rio de Janeiro.

O funk diz sofrer o preconceito que o samba já sofreu, mas  não tem como compará-lo com  as letras de  mulher-fruta e crééééééu.

Desde que surgiram as músicas estilo “Eguinha Pocotó”, muito tem se falado. Mas para se ter uma idéia, a uns 4 anos, dando aula para uma turma de 1º ano do Ensino médio, falamos sobre o conteúdo das letras de algumas músicas, fiquei  admirada ao perceber que muitos alunos(as) não tinham entendido  a relação entre a eguinha pocotó e a mulher.

Isso me assusta, porque realmente acaba ficando tudo para a escola, uma vez que a maioria das famílias não acompanham a vida de seus filhos.

Em 2003, época do auge da música da “eguinha pocotó”  trabalhei com as minhas turmas uma “PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA – ANO 2053. Que não é de minha autoria, os alunos acharam um absurdo e eu também, aliás continuo achando, mas pelo visto,  como tudo acontece muito rápido, esta prova deve aparecer nos vestibulares muito antes de 2053.

Transcrevo-a abaixo para que você tire as suas conclusões. Mas como disse  a colunista Ruth de Aquino “Eu queria que inhame fosse uma raiz, que os bondes fosses aqueles sobre os trilhos, que as novinhas continuassem a ser as meninas e que  “Nem”  não passasse de um advérbio de negação.

Bom dia 7 de Setembro para nós…

Super beijo,

Márcia

PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA – ANO 2053

1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

“TÔ MANDANDO UM BEIJINHO
PRA FILHINHA E PRA VOVÓ
SÓ NUM POSSO ESQUECER
DA MINHA EGUINHA POCOTÓ
POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ
O JUMENTO E O CAVALINHO
ELES NUNCA ANDAM SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR
LEVAM A ÉGUA POCOTÓ
POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ”
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

a) A forma adotada pelo autor do texto, leva o leitor a uma reflexão crítica cerca de alguns elementos do estilo literário da Época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

b) Ao idealizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o “jumento e o cavalinho” como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.

c) Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um “status” que transcende a natureza metafísica convencional. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.

d) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado pocotoísmo (umas das vertentes do ultra modernismo), propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à “pedra no caminho” de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra.

(postado originalmente em 13 de março de 2003)

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 06/09/2009, em Uncategorized e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. OLÁ TUDO BEM ABRAÇOS EM TODOS, MEU NOME É DEIDSON SOU COMPOSITOR VARIOS ESTILOS E ATUALMENTE ESTAMOS TRABALHANDO COM FUNK MELODY MINHA MUSICA DE TRABALHO CHAMA-SE MC APAIXONADO NA VOZ DO FABÃO BRAZIL. É LAMENTAVEL ALGUMAS LETRAS DE FUNK ESTIVE NA ALERJ NA VOTAÇÃO JUNTO COM MC LEONARDO DA APAFUNK E COM O MINISTRO DA CULTURA NO CIRCO VOADOR E O PONTO BASTANTE DISCUTIDO FORAM AS LETRAS DAS MUSICAS A BOA MUSICA USANDO O RITMO FUNK É CULTURA O RESTO NÃO SE PODE CHAMAR DE MUSICA. MAIS INFELIZMENTE VÃO CONTINUAR FAZENDO LETRAS QUESTIONAVEIS USANDO O RITMO FUNK CADA UM DEVE SE RESPONSABILIZAR PELO QUE FIZER. O MOVIMENTO FUNK JÁ É CULTURA É PARA TRAZER B DE VOLTA AS BOAS MUISICAS USANDO O RITMO FUNK VEJA A LETRA DA NOSSA MUSICA

    FABÃO BRAZIL (singer cantor)
    MUSICA MC APAIXONADO
    COMPOSITORES (DEIDSON, GILSON E FABÃO) (composer)
    ME APAIXONEI
    EU ME APAIXONEI
    EU ME APAIXONEI
    E LOGO ME AMARREI
    NO SEU JEITINHO DE ME OLHAR
    EU ME ENCANTEI
    QUERO UM LUGAR
    DENTRO DO SEU CORAÇÃO
    VENHA GATINHA
    VEM CURTIR MEU TAMBORZÃO
    EU SOU MC APAIXONADO POR VOCÊ
    BOM BOM BOM BOM BOM
    EU ME APAIXONEI
    PELO BRILHO DOS SEUS OLHOS
    SEU CORPO É SEDUTOR
    SEU SORRISO ENCANTADOR
    SEU JEITO DE DANÇAR
    ME LEVA A DELIRAR
    QUERO VOCÊ
    PRA SEMPRE VOU TE AMAR
    EU ME APAIXONEI
    E LOGO ME AMARREI
    NO SEU JEITINHO DE ME OLHAR
    EU ME ENCANTEI
    EU QUERO UM LUGAR
    DENTRO DO SEU CORAÇÃO
    VENHA GATINHA
    VEM CURTIR MEU TAMBORZÃO
    EU SOU O MC APAIXONADO POR VOCÊ
    BOM BOM BOM BOM BOM
    PENSO EM VOCÊ
    TODA NOITE NO MEU QUARTO
    OLHO PARA AS PAREDES
    E VEJO O SEU RETRATO
    TÔ AMARRADO VOU TE DIZER
     SOU O MC APAIXONADO POR VOCÊ
    EU ME APAIXONEI
    E LOGO ME AMARREI
    NO SEU JEITINHO DE ME OLHAR
    EU ME ENCANTEI
    QUERO UM LUGAR
    DENTRO DO SEU CORAÇÃO
    VENHA GATINHA
    VEM CURTIR MEU TAMBORZÃO
    EU SOU MC APAIXONADO POR VOCÊ
    BOM BOM BOM BOM BOM
    EU ME APAIXONEI
    PELO BRILHO DOS SEUS OLHOS
    SEU CORPO É SEDUTOR
    SEU SORRISO ENCANTADOR
    SEU JEITO DE DANÇAR
    ME LEVA A DELIRAR
    QUERO VOCÊ
    PRA SEMPRE VOU TE AMAR
    EU ME APAIXONEI
    E LOGO ME AMARREI
    NO SEU JEITINHO DE ME OLHAR
    EU ME ENCANTEI
    EU QUERO UM LUGAR
    DENTRO DO SEU CORAÇÃO VENHA GATINHA VEM CURTIR MEU TAMBORZÃO
    EU SOU O MC APAIXONADO
    POR VOCÊ EU SOU O MC APAIXONADO
    POR VOCÊ

  2. este é o país em que vivemos!
    lamentável…

Deixe um comentário

