Agosto??Está acabando….


 Olá…amigos, amigas…

Várias pessoas comentam que o mês de Agosto sempre foi  um mês “pesado”!!

Não tem nenhum feriado….sempre tem um clima seco, com muita fumaça por causa das queimadas que ainda insistem em fazer, calor, dias com muito mormaço.

Numa primeira olhada, o mês praticamente acabou, poderíamos dizer:

“Nossa, não tivemos nada disso, nos livramos  do “peso” do mês de  agosto”! Será??

Realmente, quanto ao clima podemos dizer que só estamos enfrentando-o tipicamente “agostino”  agora na úlima semana. Tivemos muita chuva, frio….muita humidade….claro que Ele não poderia acabar sem dar o ar da sua verdadeira graça!!!

Mas o que tivemos então neste mês?

Começamos o mês em casa, pelo menos no meu caso e dos meus colegas que são Educadores, juntamente com todos os alunos do nosso estado assim como de alguns vizinhos.

Tivemos duas semanas de férias em agosto. Uma pandemia  veio nos assustar, amedrontar.

O medo, o receio de pegar na mão, de dar um abraço, de ficar perto de quem estivesse espirrando, tossindo, enfim, ficar em casa.

Retornamos para as escolas  com uma nova rotina. Alguns alunos faltando,  vamos aos poucos  retomando o ritmo. O vírus da gripe  A ( H1N1)  ainda esta por aí e pelo que dizem os especialistas  vai continuar conosco adentrando o verão. Só  cabe a nós estarmos mais preparados  para o próximo inverno.

Mas como tudo na vida  tem um lado negativo e outro positivo. Com os cuidados  que passamos a ter em função da gripe A, diminuiram os índices de outras doenças que também apareciam nesta época do ano, como a meningite, por exemplo. Que bom, estamos aprendendo, nem que seja com o sofrimento!

Para mim, o mês de agosto foi “bem diferente”, em todos os sentidos…mas principalmente  com muitas mudanças, novas metas, novo objetivos, muito trabalho.

Que venha Setembro!!!!

Ao ler uma revista hoje pela manhã   encontrei uma reportagem com o  título: “Barriga sim, e daí?” E exibia esta foto:

 

Recorte da página 194 da revista Glamour, com a modelo Lizzy Miller. Espanto diante do normal.

  Recorte da página 194 da revista Glamour, com a modelo Lizzy Miller. Espanto diante do normal.

A   revista  publicou esta foto com uma  matéria sobre autoimagem. No mesmo dia, recebeu dezenas de milhares de e-mails de leitoras comentando o fato, a maioria delas, felizes, sem fôlego de alegria, uma das mensagens dizia: “Estou sem fôlego, de alegria…amo a mulher da página 194”, ou ainda “É esta a aparência da minha barriga após dar a luz aos meus dois filhos”, a notícia virou notícia rapidamente.

Existem vários pontos de vista a respeito do tipo de imagem de mulher que deve ser exibida nas revistas femininas. O dono da Agência 40 graus, que lançou vários modelos famosos, Sérgio Matos, diz que é contra  a magreza extrema mas a boa forma é necessária, porque as leitoras estão comprando um ideal.

Já a  Antropóloga da  Universidade Federal Do Rio de Janeiro Mirian Goldenberg, autora do livro “O corpo como capital”, diz que ninguém  aguenta mais ver um só tipo de mulher nas revistas. Ela acredita que haja uma demanda pela diversidade. “Mais que estética, é uma demanda política pela fuga ao padrão, por isso não me espanta a discussão em torno dessa barriga”.

Existe um movimento internacional  contra o abuso  da maquiagem e do Photoshop, liderado por um dos mais importantes  profissionais  do mundo da moda, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh, em maio ele fez uma série de fotos para a revista Elle  francesa, com atrizes e modelos de cara lavada, depois disso várias outras publicações aderiram, inclusive aqui no Brasil. Os cabelos também estão no alvo das mudanças!

Mas será que estamos “preparados” para ver estas imagens circulando nas revistas? Na mídia?

Este mês tivemos  uma foto da atriz Juliana Paes, que foi clicada na praia num dia de sol, que apresentou celulites nas coxas a no bumbum. A foto rapidamente ganhou sites e blogs. Segundo  o que li sobre as pessoas disseram,  muitos defenderam a atriz, que não emitiu comentário sobre a foto.

Mas até que ponto são as modelos das revistas que  motivam a insatisfação das mulheres com o seu corpo?

Muitos psicólogos que se manifestaram sobre o assunto acreditam  que o “defeito” apresentado pela “celebridade” cultuada por sua beleza, abre espaço para que a mulher  “comum” repense a sua própria imagem.

Existe um slogan feminista que diz: “Meu corpo me pertence”- está ligando a questão da sexualidade, mas pode agora, estar ganhando nova conotação:

“Meu corpo é esse e pronto.”

Nos momentos de valorização  do SER    e não do TER, o que importa mesmo é estar bem consigo, se para isso for necessário emagrecer, emagreça!

Se para ter uma saúde adequada, ter qualidade de vida precisa mudar a rotina, fazer exercícios, faça!

Mas se estiver bem do jeito que está,  ótimo! O que importa é nossa “cabeça”, como ela está. E pronto!

Quero saber a sua opinião sobre o assunto. Vote na enquete:

Que o nosso mês de setembro seja proveitoso, que os nossos objetivos sejam alcançados, que sejamos felizes.

Fiquem bem,

Super beijo,

Márcia

Anúncios

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 30/08/2009, em SAÚDE, Uncategorized e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Maria Aparecida

    Olá, querida adorei a reportagem.

    Muita luz

    Maria Aparecida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: