Gripe A- Isolamento social em Cascavel


Uma determinação de ontem à tarde  colocou Cascavel no noticiário nacional.  Bares, restaurantes e Shoppings que não tem ventilação,  deverão ficar  fechados até segunda-feira.

Foi o que determinou uma comissão formada por quatorze pessoas, juntamente com o Secretário da Saúde da cidade.

Fiquei admirada! Por que os e-mails que recebi ao longo da semana anterior diziam que Curitiba estaria fazendo isso nesta semana, e de repente, nós, fomos surpreendidos!

Assistindo o Jornal Estadual  à noite, tomei conhecimento da notícia. Logo em seguida vi uma entrevista com o Secretário de Saúde do Estado o Sr. Gilberto Martin, dizendo que achava equivocada a medida, que não se tem uma atitude dessas sem um estudo, sem dados, etc, etc.

Acho no mínimo estranho o Sr. Secretário declarar isso, colocando em dúvida  a decisão de pessoas da área da saúde da cidade, do promotor, do secretário Municipal.

Disse que o pânico só vai piorar a situação.

Os jornais de hoje já mostraram que ontem à noite mesmo, o pessoal da vigilância sanitária  já andou pelos estabelecimentoS que devem ficar fechados. Os donos tiveram que passar de mesa em mesa avisando os clientes da decisão. E o que é pior, a maioria estavam com muitos clientes.

O maior Shopping da cidade também não abriu as portas. Falando com algumas pessoas que costumam ir para as baladas da cidade, comentaram que alguns destes locais estavam até com fila  de espera para entrar no final de semana.

Foi exatamente este o argumento que o secretário da cidade usou, as pessoas continuam se aglomerando nestes estabelecimentos, por isso esta medida.

Em entrevista ao Jornal do meio dia da RPC, o secretário da saúde de Cascavel   falou dos casos da gripe:

66 pessoas internadas fazendo tratamento  sendo que 18 nas UTIs. Temos 1000 casos suspeitos, 18 confirmados, 2 mortes com resultado positivo.

Mas não podemos esquecer da fila de espera no  laboratório em Curitiba. Se as pessoas continuam se aglomerando, principalmente em locais fechados, como ficará daqui uns dias??

Cascavel é considerada um Centro de Referência de Saúde no Estado. O Laboratório Álvaro esta assinando o contrato que vai liberá-lo a fazer os exames aqui mesmo, e olha que  o LACEN  em Curitiba, foi a pouco credenciado, até dia 27/07 estávamos enviando os exames todos para o Rio de Janeiro, no FIOCRUZ.

A tendência a partir de agora é termos resultados com muito mais rapidez e  assim os responsáveis poderão definir linhas de ação mais eficazes.

O Secretário de Saúde do Estado, também em entrevista hoje ao meio dia, disse que nesta semana estão sendo desenvolvidos “treinamentos” com pessoas das escolas, uma em cada turno, “os cuidadores da gripe”, que os pais também estarão sendo conscientizados.

Sei que os cuidadores da gripe já foram escolhidos, que álcool gel serão instalados em recipientes nas escolas. E o resto??

Ouvi no jornal que as crianças serão instruídas para levarem suas “canecas” de casa para tomar água, que todos devemos estar atentos.

Bom, se as aulas voltam na segunda-feira, como disse o Secretário do Estado, onde estão as orientações? Não deveriam estar divulgando amplamente em chamadas nas TVs, rádios, enfim em todos os lugares???

Todos devem voltar? Mesmo estando com a gripe “normal”?? Ou devem ficar em casa???

Só espero que  a cabeça  “destas pessoas”   esteja pensando no bem de todos. É nestas horas que percebemos na PELE   o quanto dependemos “destes” que elegemos, como somos impotentes  diante de certas coisas.

Mas vale fazer cada um fazer a sua parte. CUIDE-SE!!!

DICA PARA OS ALUNOS:

Vamos aproveitar que a biblioteca pública está aberta.

Para fazer a carteirinha, quem não tem, precisa de 1,00, comprovante de residência, documento pessoal.

Pegue um livro, leia!  Faça algo de útil para você!

Sempre é bom  cuidar de si!

Fiquem bem…..

Super beijo, Márcia

Os vídeos com todas estas entrevistas que falei estão no site da RPC,   à direita no final da página.

www.rpc.com.br

BOA NOITE…

Agora  são 20:41 minutos…Após assistir  o jornal e ver o Secretário do Estado dizendo que está “envergonhado”   pelos fatos ocorridos em Cascavel, por exemplo, torcedores serem obrigados a usar máscara no jogo da semana passada e também o “isolamento social” decretado ontem na cidade, resolvi buscar novos dados da Gripe A na nossa cidade.

No site  http://www.cascavel.pr.gov.br/   da prefeitura   no meio da página, à direita tem  algumas entrevistas em audio para serem ouvidas. A primeira delas é com o Secretário da Saúde de Cascavel que atualizou os dados. Esta entrevista é de hoje, provavelmente à tarde, os dados são:

860 pessoas notificadas.

63 pessoas foram descartadas

27 pessoas confirmadas.  Passam bem.

Estão ainda sob avaliação 770 pessoas (suspeitas).

Óbitos 10

68 internadas

destas, 9 nas UTIs.

Será que quando o Secretário de Estado vir a Cascavel (ele disse que virá)  dará razão à Comissão de Saúde, a Promotoria, ao Secretário Municipal e também ao Ministério Público??

Não deixem de ouvir a entrevista com o secretário no site da Prefeitura.

Boa noite,

Fiquem Bem,

Márcia

Anúncios

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 12/08/2009, em SAÚDE e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: