DIA DOS PAIS!!


Montagem da minha família com meus pais.
Montagem da minha família com meus pais.

 

Amanhã, domingo, dia 09 de Agosto, é dia DOS PAIS.

Tanta coisa para se falar dos pais.

Quando comecei a pensar  no que dizer sobre ELES, muitas coisas vieram à minha cabeça.

Mas a vontade que deu foi a de falar do meu pai.

Quase não conheci meu pai. Estranho né??

Tenho certeza que muitas pessoas devem dizer isso ou pensar:

“Não  ou quase não conheço meu pai”- Isso por diversos motivos.

Eu não tive esta oportunidade, porque meu pai desencarnou quando eu tinha 4 anos.

Infelizmente não lembro muita coisa da nossa pouca convivência.

A minha memória guarda quatro  cenas, para ser mais específica:

Do  dia em que chegaram avisando do ocorrido, mas nesta não tem ELE.

Do velório, lembro-me de estar perto do caixão, passar a minha mão sobre a dele.

Uma outra, sentado à mesa comigo no seu colo.

Também lembro de um dia, que a minha mãe havia arrumado a mesa para o almoço e ele chegou bêbado, começou a jogar todas as panelas no chão. Minha mãe me pegou pela mão e saimos correndo pelos fundos e fomos na casa de uma vizinha.

Meus irmãos e minha mãe sempre me falaram  que eu senti muito a falta dele.

Todos os dias quando voltava do trabalho (era pedreiro), ele trazia um doce.

Muito tempo depois, indo ao cemitério com a minha mãe, encontramos o “tal doce” num barzinho, minha comprou um monte.

Apesar do alcoolismo, este era um problema, meus irmãos/irmãs  falaram e falam sobre o excelente pedreiro que era. Que construiu casas, prédios, isso antes de 1970, com muito capricho, com muita responsabilidade.

Foi uma pessoa que sofreu muito, perdendo os pais muito cedo no Rio Grande do Sul, sendo criado por outras pessoas, sendo afastado dos seus irmãos.

Saiu em busca  da sua história.  Afastou-se de tudo e de todos.

Veio para o Paraná, onde constituiu  a sua própria família.

Partiu muito cedo também. Dizem que quando ele nos deixou fazia dois meses que não bebia mais. Pois é, são as nossas escolhas.

DIA DOS PAIS….

Mais uma data “eleita” para o nosso capitalismo….

Mas ela existe  e querendo ou não  acabamos parando para refletir!

Posso dizer  que minha mãe foi uma mulher e tanto! Mas confesso que é bem estranho não lembrar de ter  usado a “palavrinha PAI”,  de não ter podido abraçar este homem, sentir o carinho dele.

Apesar de saber que recebi, mesmo que por pouco tempo.

Acho que esta aí uma questão:

Mesmo tendo sido  bem pouco o nosso ‘Tempo”, foi bom! E tenho certeza que se já não estamos juntos, estaremos!

Nada e nem ninguém substitui o AmOR  de um PAI!

Filhos, amem seus pais!

Pais, amem seus filhos!

No fundo, é isso que todos querem!

Um super beijo no coração de todos os PAIS, estejam vocês onde estiverem.

Márcia

 

 

Sobre marciafontanella

Sou professora de Língua Portuguesa na cidade de Cascavel- Paraná. Leciono a 19 anos.Sou Pós-Graduada em Língua, Literatura e Ensino.No ano de 2011 comecei uma nova etapa em minha vida profissional, fui convidada para trabalhar no NRE -Núcleo Regional da Educação no NAIPE - Núcleo de Ações Pedagógicas Integradas. Estou levando minhas ideias, meu conhecimento, minha criatividade e dinamicidade a todas as escolas. Um novo desafio! Sou mãe de duas meninas lindas!Adoro ler, ver filmes, seja em casa ou no cinema. Sou corredora. Ano passado me propus a correr a SÃO SILVESTRE, e assim o fiz em dez. passado. Amo a vida e tudo o que ela tem, sejam coisas boas ou não. Acredito que estamos aqui na Terra para evoluirmos, tento ser cada dia melhor!

Publicado em 08/08/2009, em FAMÍLIA e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Maria Eduarda

    oi mae!!!
    Vc é a pessoa mais bonita e legal do mundo!!!
    Vc sempre vai fazer parete da minha vida!!!
    te amo de montao beijos da sua filha duda!!!

    • profemarcia1970

      Oi minha filha, linda!!
      Que prazer receber um comentário aqui…..!!
      Si, sempre estaremos juntas em todos os momentos da nossa vida!
      Te amo muuuuuiiiiiiiitttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooo
      Beijão da Momy.

  2. Oi Marcia.
    Não poderia deixar de comentar seu texto sobre o dia dos pais, e também não pude deixar de me identificar e me emocionar.Afinal, minha historia com meu pai é bem parecida com a sua.Meu pai morreu quando eu tinha quase 8 anos.Apesar de ter mais lembranças dele e com ele do que você, da mesma maneira, senti e confesso até hoje sinto a falta que ele me fez a vida toda.Sinto muita inveja de quem tem ainda seu pai .Independente de que tipo de pai seja.Como voce disse, até a pronuncia da palavra PAI, me fez falta.O meu era uma pessoa extraordinaria, e até hoje ecoam nos meus pensamentos seus ensinamentos e exemplos.Durante muito tempo culpei a Deus por ter perdido meu pai.Hoje, ainda bem, isso já consegui superar e entender.Gostaria que todas as pessoas que ainda tem seu paizinho vivo pudessem entendê-lo e amá-lo.Na lápide do meu pai tem uma frase que resume tudo : Ninguém morre, quando vive no coração de alguém.E ele está vivo no meu.Penso que no seu coração o seu também está. Parabéns pelo texto e obrigada pela emoção.Um abraço caloroso neste dia de frio.

    • profemarcia1970

      Querida amiga..
      Sei que a nossa história é parecida com a de muitas pessoas…espero tb, como vc disse, que aqueles que ainda os tem, saibam entendê-los e amálos do jeito que são, afinal todos temos defeitos, falhas.
      Se te emocionei, fique sabendo que fez o mesmo comigo ao ler o seu comentário.
      Beijo bem grande, é bom saber que tenho pessoas como vc na minha vida!

  3. Olá Márcia!
    Não poderia passar por aqui sem comentar esse grandioso dia… dia dos pais!
    Quanta gente sentido saudades hoje e quantos outros rompendo barreiras e dando fim a saudade… quero deixar o meu abraço a todos os pais e um carinho especial a todas as mães que são extraordinariamente mães/pais!
    Adorei a foto família. Linda homenagem! Lembranças pra uma vida toda…
    Parabens pelo blog!
    Bjos, Loreni

    • profemarcia1970

      Oi, Loreni, que bom q passou por aqui…sempre deixando comentários cheios de aprendizado, de carinho!
      É sem dúvida uma grande data.
      A foto da família, me aventurei nas minhas montagens, se não fose assim jamais teríamos esta possibilidade! Viva a tecnologia usada a favor! Beijão.

Deixe uma resposta

